A passagem de sistemas frontais por Portugal continental no fim de semana vai provocar “novo episódio” de chuva “forte e persistente” na região Norte, em especial no Minho, indica o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), avança a Lusa.
“Depois de alguns dias sem precipitação, a passagem de sistemas frontais pelo continente no fim de semana (7 e 8 de janeiro) irá dar origem à ocorrência de precipitação forte e persistente no litoral a norte do Cabo Mondego, em especial na região do Minho”, adianta o IPMA, em comunicado citado pela Lusa.
Segundo o IPMA, a chuva forte vai ocorrer entre a madrugada e o princípio da tarde de sábado e entre a madrugada e tarde de domingo, “podendo os valores acumulados variar entre 100 e 180 mm [milímetros] nas regiões montanhosas e entre 80 e 100 mm nas regiões não montanhosas”.
O IPMA já tinha colocado os distritos de Braga e Viana do Castelo, assim como os do Porto e Aveiro, sob aviso laranja no sábado, devido à previsão de períodos de chuva por vezes forte.
O aviso nos quatro distritos vai vigorar entre as 3 horas e as 12 horas de sábado, passando depois a aviso amarelo até às 18 horas de domingo.
Viseu, Vila Real e Coimbra também estarão sob aviso por causa da chuva, mas a amarelo entre as 6h e as 18 horas de sábado e as 6h e as 21h de domingo.