9 segredos da ciência para ter uma casa feliz

Pequenos detalhes em sua casa influenciam diretamente o bem-estar e a felicidade, de acordo com estudos científicos.

Transformar sua casa num refúgio de felicidade pode ser mais simples do que imagina. Investigadores dedicam-se a entender como o ambiente doméstico influencia o estado emocional e revelam as 9 características que asa casas precisam de ter para proporcionar felicidade.

Deve ser bem organizada

Um estudo feito pelo site ‘Hunch.com’ com 68 mil pessoas revelou que aqueles que têm o hábito de arrumar a cama da manhã consideram-se mais felizes.

A presença de animais domésticos 

A presença de um animal de estimação em casa promove alegria e combate o isolamento social, conforme estudo da Associação Americana de Psicologia. Cães e gatos são excelentes companheiros para tornar o lar mais acolhedor.

Aroma de baunilha ajuda a relaxar

Estudos publicados na revista Chemical Senses mostram que o cheiro de baunilha pode reduzir significativamente os níveis de stress no ambiente. Uma vela aromática de baunilha pode ser o toque que faltava para um relaxamento efetivo.

A presença de flores naturais

A presença de arranjos florais naturais, de acordo com um estudo da Universidade de Rutgers, nos EUA, promove sensações imediatas de alegria, além de contribuir para a felicidade duradoura. Os estudos revelam que flores no ambiente podem minimizar sentimentos depressivos e fortalecer conexões com memórias afetivas.

Menos é mais

Um estudo da Universidade da Califórnia, em Los Angeles, estabelece uma conexão entre o stress e a quantidade de objetos decorativos em casa. Espaços minimalistas tendem a ser menos stressantes, sugerindo que uma decoração simplificada pode ser a chave para uma vida mais serena e feliz.

Aromas florais

Pesquisas conduzidas pela Universidade La Salle, em Filadélfia, indicam que aromas florais têm um poderoso efeito sobre o humor, com uma grande maioria dos participantes a associar estas fragrâncias à felicidade.

Ter um lugar onde se pode sentar para escrever

Analisando o impacto de escrever lembretes e notas, a Associação de Ciência Psicológica dos EUA descobriu que essa prática pode elevar o humor, assim como o exercício físico e a terapia. Reencontrar essas anotações mais tarde pode ser uma fonte de alegria.

Uma casa feliz tem boas memórias à vista

A Universidade de Portsmouth, em Inglaterra, provou que fotos de momentos felizes e de entes queridos espalhadas pela casa trazem conforto e alegria, servindo como lembretes visuais de tempos alegres.

Paredes com cores alegres

Estudos da Universidade de Vrijet, em Amsterdão, apontam o amarelo e o verde como cores capazes de estimular sentimentos de alegria e bem-estar. Pintar uma parede dessas cores pode ser um passo simples para ter uma atmosfera mais vibrante em casa.

Ler Mais