Conhece os benefícios de dormir sem roupa?

Saiba de que forma esta simples decisão pode influenciar a sua saúde e bem-estar.

É certo que esta é uma questão algo pessoal, mas como escolhe dormir habitualmente? Vestido, com um pijama bem acolhedor? Ou completamente nu, sem receio do frio? Aparentemente esta é uma escolha mais importante do que poderá pensar.

De acordo com um estudo da Mattress Advisor, cerca de 39% dos Baby Boomers afirmaram dormir sem roupa. Esse número parece crescer em cada geração mais jovem. Sendo que 65% dos Millenials responderam que habitualmente dormem nus.

Mas será que todos conhecem realmente os benefícios associados a esta escolha? Saiba aqui algumas das conclusões científicas que ajudam a perceber os benefícios de uma noite de sono passada sem qualquer roupa.

 

  1. Ajuda a que durma um sono mais profundo

Dormir num ambiente mais fresco pode ajudar a melhorar a qualidade do sono de uma pessoa. Dormir nu é assim uma excelente forma de garantir que a sua temperatura corporal se mantém baixa. Esta escolha pode ainda facilitar que adormeça mais rapidamente, visto que uma temperatura baixa é importante para o seu ritmo circadiano.

  1. É benéfico para a sua pele

Uma boa noite de sono é importante para a sua saúde em geral. Mas é particularmente relevante para a sua pele. O sistema imunitário deixa de funcionar tão bem sempre que existem restrições de sono, tal como afirma o “Journal of Applied Physiology”. As feridas e lesões, por exemplo, demoram mais tempo a serem curadas sempre que a qualidade das suas noites de descanso é menor.

  1. É bom para a sua saúde vaginal

Dormir nu contribui positivamente para a saúde vaginal da mulher, permitindo inclusive reduzir o risco de certas infeções. Durante a noite, é natural que a sua vagina produza alguma maior humidade. A roupa interior pode “fixar” esta humidade, aumentando o risco de aparecimento de certas bactérias nocivas. É assim recomendado que evite o uso de tanta roupa e deixe o ar circular naturalmente.

  1. Aumenta a confiança

Estudos indicam que estar despido durante uma porção significativa do seu dia, ajuda a melhorar a sua imagem corporal, aumentando a autoestima e satisfação que sente em relação ao seu próprio corpo. Lembre-se: ao invés de andar pela rua despido, o melhor será mesmo guardar esse tempo para as suas noites de sono, permitindo assim que acorde com uma confiança reforçada.

  1. Mantém os casais felizes

Um recente inquérito realizado pela empresa americana Cotton USA revelou que os casais que dormem despidos se afirmam mais felizes do que aqueles que dormem com roupas. 57% das mais de 1 004 pessoas inquiridas que afirmaram dormir despidas, dizem-se felizes nas suas relações.

A razão que explica estes resultados pode estar relacionada com o facto de a nudez incentivar uma maior intimidade e abertura entre os casais. Por sua vez, este fator está normalmente associado a um sentimento de maior felicidade. É igualmente conhecido que o contacto da pele com pele favorece a libertação de oxitocina, hormona “responsável” por uma maior sensação de bem-estar e felicidade.

Ler Mais
pub


Artigos relacionados
Comentários
Loading...