O segredo da longevidade pode estar em quatro cardápios diferentes, afirmam os cientistas da Universidade de Harvard, confirmando assim que «o segredo da longevidade pode estar no equilíbrio de uma alimentação variada e saudável».
Os cientistas descobriram também que padrões saudáveis de alimentação reduzem o risco de alguns de tipos de cancro e de doenças pulmonares crónicas.
«Para atingir a longevidade, o ideal é misturar cardápios, sempre saudáveis, variando a dieta e não manter apenas uma».
Os testes foram feitos e acompanhados durante 36 anos e reuniram 119.315 pessoas: 75.230 mulheres com média de idade de 50,2 anos e 44.085 homens cuja média de idade era 53,3 anos e o estudo foi publicado revista científica Jama Internal Medicine.
Quatro cardápios variados
A dieta mediterrânea baseada em frutas, vegetais, grãos integrais, nozes, legumes, peixe e uma grande quantidade de azeite.
A dieta vegetariano em que a base são os produtos vegetais, sem ou com poucos alimentos de origem animal e sem bebidas alcoólicas.
O Índice de Alimentação Saudável à base de vegetais, legumes e frutas.
O Índice de Alimentação Saudável Alternativa à base de hortaliças, frutas, nozes, alternando entre carne branca e vermelha, e com pouco consumo de álcool.