Cientistas da Universidade de Genebra, na Suíça, descobriram que acordes de dó conseguiam diminuir os pesadelos.
«Neste estudo, mostramos que podemos reduzir o número de sonhos emocionalmente muito fortes e muito negativos em pessoas que sofrem de pesadelos», avança Lampros Perogamvros, psiquiatra da Universidade de Genebra e autor do estudo.
Publicada na revista científica Cell, a pesquisa foi realizada com 36 pessoas diagnosticadas com transtorno de pesadelo e mostrou que uma combinação de dois tipos de terapia reduziu a sua frequência.
Ambos os grupos dormiam com fones nos ouvidos que tocariam o som enquanto dormiam, a cada 10 segundos durante o sono REM, quando os pesadelos eram mais prováveis de ocorrer.
O som escolhido foi o acorde de piano C69, formado pelo acorde de dó – dó, mi e sol – somado às notas lá e ré.
No início, o grupo de controle tinha uma média de 2,58 pesadelos por semana, enquanto o grupo do acorde tinha 2,94. No final do estudo, o grupo de controle desceu para 1,02 pesadelos semanais; contudo, o grupo que ouviu o piano caiu muito mais, chegando a apenas 0,19 pesadelo semanal. Também relataram um aumento nos sonhos felizes.
Os cientistas consideram que é uma redução impressionante na frequência de pesadelos, «sugere que o uso dos sons para apoiar a TRI resulta num tratamento mais eficaz».