Partilhar

Óbito: Morreu o músico David Crosby

Tinha 81 anos

20 Janeiro 2023
Sandra M. Pinto

O cantor e guitarrista norte-americano David Crosby, membro fundador das influentes bandas de rock dos anos de 1960 Byrds e Crosby, Stills & Nash (mais tarde Crosby, Stills, Nash & Young), morreu hoje aos 81 anos após doença prolongada.

A informação foi confirmada pela mulher do artista, Jan Dance, à revista especializada Variety.

“É com grande tristeza, após uma doença prolongada, que o nosso amado David (Croz) Crosby morreu. Estava carinhosamente cercado pela sua esposa Jan e pelo seu filho Django”, adiantou a mulher, citada em comunicado.

“Embora não esteja mais connosco aqui, a sua humanidade e alma bondosa vão continuar a guiar-nos e a inspirar-nos. O seu legado vai continuar a viver através da sua música lendária. Paz, amor e harmonia para todos os que conheceram David e aqueles que ele tocou. Vai fazer muita falta”, acrescentou.

Jan Dance pediu ainda “respeitosamente e gentilmente” privacidade.

Com Roger McGuinn, Gene Clark, Chris Hillman e Michael Clarke, o músico instituiu nos Byrds o folk-rock entre 1964 e 1967.

No final dos anos de 1960, em Los Angles, Crosby lançou os Crosby, Stills & Nash, cuja estreia multi-platina em 1968 inaugurou o sucesso daquele supergrupo de rock. A introdução de Neil Young posteriormente fez aumentar o interesse comercial pela banda.

Crosby lutou contra o vício das drogas durante muitos anos, tendo sido submetido a uma cirurgia de transplante de fígado em 1994.

O guitarrista cumpriu ainda uma pena de prisão de cinco meses em 1986 por posse de droga e armas.

Entrou no Rock and Roll Hall of Fame duas vezes, como membro dos Byrds (1991) e dos Crosby, Stills & Nash (1997).

 

Mais Recentes

O Sol da Caparica revela o alinhamento completo da 10.ª edição

há 1 minuto

Lisboa está agora mais perto de Porto alegre e a “culpada” é só uma

há 20 minutos

Com uma depressão a chegar importa saber: como proteger o automóvel de uma chuva de granizo

há 1 hora

Arritmias cardíacas: especialista explica (e alerta) sobre condição que levou ao internamento de Luís Montenegro

há 2 horas

Opinião: «Atividade física e saúde da coluna – um caminho para o bem-estar», Jorge Alves, Cirurgião de Coluna

há 2 horas

À atenção de pais e avós: lições retiradas da série “Adolescência” alertam sobre os riscos digitais para os jovens

há 2 horas

Mexa-se: a importância da atividade física para a saúde

há 3 horas

Nuria: conheça a próxima depressão que atingir Portugal esta semana

há 3 horas

Novas regras do Registo Nacional de Utentes em vigor para melhorar serviços de saúde

há 3 horas

Banda composta por utentes autistas ajuda músicos a ganhar autonomia

há 3 horas

Todos os distritos do continente sob aviso amarelo

há 3 horas

Óbito : Morreu o ator Val Kilmer, de “Top Gun” e “The Doors”

há 4 horas

IRS: «se receber menos não estranhe», afirma Ministério das Finanças

há 20 horas

Qual é a melhor posição para dormir? Especialistas esclarecem

há 20 horas

Óbito: Morreu o produtor de cinema de animação Diogo Carvalho

há 20 horas

Mentira patológica: «A mentira excessiva é um sintoma comum de diversas doenças mentais», Inês Oliveira Ferreira, psicóloga

há 21 horas

«Viajar com amigos faz bem à saúde mental», garante a ciência

há 21 horas

“Teste do sal e pimenta”: conheça a nova polémica nas entrevistas de emprego

há 21 horas

Quer manter um cabelo saudável? Siga estas dicas

há 22 horas

Descubra as cores certas para decorar cada espaço da sua casa

há 22 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.