O príncipe Harry revelou que já sofreu de agorafobia, um transtorno de ansiedade que causa medo intenso em determinadas situações, como estar no meio de uma multidão.
«Eu era agorafóbico, o que era quase impossível (de lidar) devido ao meu papel público», escreveu Harry no seu livro de memórias. «O pânico geralmente começava quando eu vestia um fato logo pela manhã (…) Estranho – esse era o meu gatilho: o fato. Enquanto abotoava a minha camisa, podia sentir a minha pressão arterial a subir. Enquanto eu dava o nó na gravata, podia sentir a minha garganta a fechar. No momento em que eu estava a vestir o casaco, a apertar os sapatos elegantes, o suor escorria pelas minhas costas e faces», descreve ele.
Harry revelou que, aos poucos, a ansiedade deixou de surgir apenas em aparições públicas e chegou a deixar de sair de casa. «Passei a temer, simplesmente, estar perto de outros seres humanos», afirma Harry.
A agorafobia é um transtorno mental caracterizado por medo e ansiedade intensos diante de situações ou locais em que não há como escapar facilmente ou em que a ajuda pode não estar disponível.
As pessoas que sofrem deste problema sentem necessidade de ter sempre uma companhia por perto, pois só assim sentem uma sensação de segurança.
Sintomas
- Batimentos cardíacos acelerados;
- Dificuldade para respirar;
- Tontura ou vertigem;
- Calafrios repentinos;
- Suor excessivo.
Medo acentuado ou ansiedade nas seguintes situações:
- Uso de transporte público;
- Estar em espaços abertos;
- Estar em locais fechados;
- Ficar numa fila ou no meio de multidão;
- Estar sozinho fora de casa.