Não conecte perfis sociais a outras contas
Ao criar um cadastro, normalmente é feita a pergunta se o utilizador quer preencher o cadastro ou conectar com outra conta social. A escolha poupa tempo, mas aumenta o risco.
Ao aceitar, o utilizador permite que dois aplicativos dialoguem entre si, trocando as suas informações pessoais. Sendo assim, reserve uns minutos a mais e faça o cadastro utilizando um endereço de e-mail.
Evite fornecer permissões noutros aplicativos
Para facilitar o ingresso do utilizador, as plataformas sociais costumam pedir uma série de permissões noutras aplicações, como a agenda de contatos e localização em tempo real.
Esse tipo de acesso pode ser pratico em alguns momentos, mas também abre brechas de privacidade para recolher informações sobre o utilizador. Forneça os dados apenas quando necessário e, se possível, desative a sincronização das configurações.
Desconfie de links de origem desconhecida
Aplicações de mensagem e e-mails são as origens mais comuns de links maliciosos. Alguns criminosos também utilizam mensagens com gatilhos emocionais, que podem gerar a curiosidade dos utilizadores. Por isso, na dúvida, não clique.
Verifique a segurança dos sites de navegação
O crime de furto de dados pessoais pode começar numa promoção tentadora que remete para um ecrã falso. Fique muito atenta a três elementos no endereço eletrónico: possuir o https na URL, apresentar o cadeado na barra de navegação e trazer a inscrição site seguro.
Exija o “check” de verificado
Sempre que entrar em contato com uma empresa, verifique se os perfis nas redes sociais têm o “check” ao lado do nome da empresa. Mas cuidado para não confundir o símbolo oficial com emojis. Lembre-se: o Instagram utiliza o símbolo na cor azul e o WhatsApp, em verde.