Partilhar

Efetivamente o cão é o melhor amigo do Homem e este projeto é prova disso

Ora veja.

6 Março 2023
Forever Young

Em curso desde outubro de 2022, o projeto de duplas de cães de assistência na Ala Pediátrica do Hospital São João, no Porto, ultrapassou as expectativas, com os profissionais de saúde a admitirem ganhar também com isso, avança a Lusa.

O impacto da Zazu, uma golden retriever de 2 anos de idade, e da Tika, uma labrador retriever de 3 anos, há muito que deixou de se cingir às crianças e familiares presentes na Ala Pediátrica, contribuindo também para momentos de relaxamento e de afeto dos profissionais de saúde, revelaram várias das fontes contactadas.

Catarina Cascais, tutora da Zazu, relatou à Lusa o trajeto de afeto conseguido entre os profissionais que trabalham no Internamento, Hospital de Dia, Neonatologia e consultas externas pediátricas que, às segundas e sextas-feiras, na companhia de Sílvia Peça, tutora da Tika, são visitados no âmbito do projeto.

“Começámos a apercebermo-nos que, para além dos benefícios diretos nas crianças, eles eram extensíveis também aos familiares e aos profissionais de saúde e de todo o hospital”, descreveu a voluntária da Ânimas, uma associação que forma cães de assistência para pessoas com deficiência que se candidatem a este auxílio, sendo que estes, terminada a formação, são entregues gratuitamente aos novos donos.

Esta perceção, segundo Catarina Cascais, alterou a “forma de pensar o projeto”, conseguindo perceber que, para além dos benefícios descritos na literatura que as crianças poderiam obter, “aos profissionais de saúde — que apresentam possibilidades de ‘burnout’ [exaustão física e mental], de ‘stress’ e de desmotivação no trabalho -, fazer festas durante cinco minutos a um cão de terapia equivale ao relaxamento conseguido em 20 minutos de descanso ou sesta. Ou seja, para além dos benefícios ao nível físico e psicológico, também lhes dá muito prazer”.

“Já nos aconteceu estarmos nos corredores e encontrarmos profissionais que nos dizem ser este o dia preferido da semana”, relatou.

Esta ideia é partilhada pela pediatra Irene Carvalho, para quem “é muito bom ter a presença dos cães”, pois não só “fazem a diferença no dia de trabalho”, como “ajudam a melhorar o bem-estar através de um carinho e de um sorriso”.

“Dão-nos conforto”, resumiu antes de reiterar que os dias em que os cães ali estão “são os melhores da semana”.

A enfermeira Madalena Pacheco considerou à Lusa tratar-se de um projeto “há muito tempo ansiado”, descrevendo-o como “uma forma diferente de quebrar a rotina e, até, de poder mostrar as emoções, tanto dos profissionais como, eventualmente, dos pais”.

Apontou como exemplo o que acontece em “Neonatologia, onde não era expectável [esse retorno, mas onde os pais] verbalizam que se deve continuar com o projeto”.

Fazer-lhes uma “festinha”, garante a enfermeira, “é um momento, por pouco tempo que seja, que quebra um pouco esta rotina”, e a “saúde mental destes profissionais tem de ser cuidada e são coisas destas que ajudam a cuidar”.

“Se pudessem vir todos os dias acho que ninguém se aborrecia”, disse, entre sorrisos.

Nos Estados Unidos, em hospitais pediátricos de referência, estes projetos já existem há muitos anos e com bons resultados, disse ainda.

Uma das responsáveis pela chegada do projeto à Ala Pediátrica, a educadora hospitalar Gabriela Borges, reiterou que “os benefícios são diversos, e que [vão] desde as crianças, que já aguardam com alguma expectativa e carinho, até por parte dos pais, aos profissionais, que questionam se os amigos patudos já chegaram”.

“Fomos verificando ao longo destes quase seis meses que os profissionais gostam da presença dos animais, destas duplas, no serviço. Já esperam com expectativa porque querem partilhar com eles a festinha e um biscoito [que pedem aos tutores] para poder ter o seu momento com o cão”, relatou.

E se as boas práticas já extravasaram as paredes do hospital com “abordagens de outras unidades de saúde do país a perguntar pelo projeto”, revelou Gabriela Borges, continua a ser dentro de portas que surgem solicitações: “por vezes os médicos sugerem-nos visitas a um determinado quarto para ajudar uma criança internada no momento em que vão aplicar uma técnica clínica”.

Mais Recentes

Neste restaurante pode pedir do menu uma sugestão que se chama ‘Obama na Casa Branca’: curioso não lhe parece?

há 37 minutos

Descubra onde está localizado o bar cujo nome remete para a saga Star Wars; está mais perto do que imaginad

há 2 horas

Mercados de Natal bem diferentes: na adega, no spa, com música de dança e presentes sexy…

há 3 horas

Tem o desejo de viver a magia do Natal fora de casa? Conheça estas sugestões, e vá

há 6 horas

Gostava de ter (ou oferecer) um relógio? Aproveite e escolha o que mais gosta com 50% de desconto (mas despache-se)

há 7 horas

Marca mobiliza todos a oferecer presentes de Natal a crianças em instituições sociais de todo o país

há 8 horas

Dormir com ou sem lingerie: qual destas opções faz melhor à saúde da mulher?

há 1 dia

Tenha o cabelo que sempre sonhou, mais forte e brilhante: basta incluir estes alimentos na sua rotina

há 1 dia

Parecem blocos de gelo: estes são os signos das pessoas mais “frias”

há 1 dia

Está na altura de procurar as velhas cassetes VHS: pode ter em casa um tesouro sem saber

há 1 dia

Certamente já ouvir falar em chia, mas será que conhece todos os benefícios para saúde?

há 1 dia

Todos gostamos de flores, mas importa saber as que são mais indicadas para ter em casa: descubra-as aqui

há 1 dia

Nem ambientadores nem velas: o truque simples dos hotéis para deixar a casa de banho sempre a cheirar bem

há 1 dia

Estas são as 5 fraudes bancárias mais comuns em Portugal: saiba como as evitar

há 1 dia

Ainda está a trabalhar? Faça uma pausa e vá descobrir o novo menu deste restaurante

há 1 dia

Diga adeus à sapateira: conheça o truque simples (e muito criativo) para organizar os sapatos em casas pequenas

há 1 dia

Opinião: «Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica e o transplante de células estaminais de cordão umbilical», Andreia Gomes, BebéVida

há 1 dia

Óbito: Morreu John Prescott, antigo vice-primeiro-ministro do Reino Unido

há 1 dia

Há uma nova depressão a caminho de Portugal: chama-se Bert e vai afetar estas regiões do país

há 1 dia

Infarmed manda retirar já do mercado estes produtos para o cabelo: esta é a razão (que deve conhecer)

há 1 dia

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.