O duro impacto da pandemia no turismo internacional levou ao lançamento de iniciativas inovadoras por agências turísticas nacionais e locais. Segundo o ‘La Vanguardia’, uma dessas estratégias passa por oferecer descontos, ou até mesmo pagar noites a turistas para que visitem determinados destinos.
Um desses exemplos é a Sicília, a maior ilha do Mediterrâneo e uma das joias turísticas de Itália. Para voltar a atrair as pessoas, o escritório de Turismo da Sicília lançou no início de 2021 uma iniciativa que ainda está em vigor, e na qual, os turistas que contratem a viagem através das agências aderentes poderão reservar três noites em hotéis da ilha, pagando apenas duas.
Para além disso, os turistas recebem um serviço turístico gratuito para escolher entre uma excursão, uma visita guiada ou uma experiência de mergulho. E já a partir deste mês, é possível ganhar uma entrada gratuita num local cultural da ilha, bem como descontos de 50% nos bilhetes de avião ou ferries nacionais e internacionais.
Ainda na Europa, se visitar Paris, não pode perder um passeio de barco no Sena, um passeio noturno para ver a iluminação da capital francesa e uma visita guiada ao Museu do Louvre. São planos muitas vezes caros, mas a agência “France Tourisme” oferece agora descontos aos visitantes na maioria dessas atividades.
Na Ásia, o Governo da Índia lançou em 2020 um dos projetos turísticos mais atrativos do mundo. Trata-se do Dekho Apna Desh, uma iniciativa que reembolsa despesas de viagem aos turistas que visitam 15 locais do país ao longo de 2022. Para comprová-la, os turistas devem publicar fotografias e vídeos das suas viagens no site do projeto.
Por sua vez, na Tailândia, a 1 de novembro de 2021 o turismo foi reaberto sem quarentenas. Este país asiático oferece promoções regulares aos visitantes através do seu site de Turismo, sendo possível reservar uma viagem com desconto no hotel de luxo Sri Panwa em Phuket, bem como obter um código de desconto para serviços do próprio hotel.