Partilhar

Adepto dos snacks integrais no trabalho? Não olhe apenas para o rótulo

O rótulo diz integral, mas a maioria dos cereais das bolachas são refinados. O que faz sentido é conterem cereais 100% integrais. Tenha atenção ao perfil nutricional global do alimento.

5 Agosto 2019
Forever Young

Se um rótulo alimentar diz, em letras distintas, que o conteúdo é integral, isso é… verdade ou mentira? Mentira, na maioria dos casos. De forma aleatória, mas procurando bons e maus exemplos, comprámos dez embalagens de bolachas com a menção integral no rótulo. Apenas três cumprem o que anunciam. Nesta categoria de alimentos, dificilmente encontra produtos 100% integrais. A maioria dos cereais ou das farinhas são refinados, como revelam os nossos exemplos. Nas bolachas “integrais” deveriam encontrar-se só cereais integrais. É importante ler a lista de ingredientes para nos certificarmos de que contêm apenas cereais integrais e as quantidades em que se encontram. Por vezes, adiciona-se farelo, que, apesar de ser rico em fibras, não torna um produto integral. Este termo leva a pensar que se trata de um alimento com uma mais-valia para a saúde. É verdade que os cereais integrais contêm mais fibras, e outros nutrientes, do que os refinados. Mas é preciso que a receita os inclua. Olhar para o perfil nutricional global do alimento também é importante, analisando as quantidades de outros ingredientes, como os açúcares e as gorduras.

Maus exemplos de bolachas com integral no rótulo

 
Nenhuma receita destas bolachas contém mais cereais integrais do que refinados. A sua percentagem é sempre inferior.

 

Bons exemplos 100% integrais

 
Os únicos cereais que compõem estas bolachas são integrais. É o que defendemos para um produto que se apelida de integral.

Antes de comprar qualquer alimento, leia a lista de ingredientes e verifique o peso relativo dos cereais integrais em relação aos refinados. Estes últimos cereais foram limpos das camadas que constituem o seu grão, perdendo, nesse processo, propriedades benéficas. Pelo facto de não terem sido refinados, os cereais integrais contêm um maior teor de fibra e de outros nutrientes presentes no revestimento exterior dos grãos do cereal, bem como do gérmen.

 
Os cereais integrais são compostos pelos grãos completos, constituídos por farelo, gérmen e endosperma. Já os refinados excluem as partes externas e só aproveitam a parte central ou endosperma.

O facto de ser integral, só por si, não basta. A consulta da declaração nutricional é esclarecedora quanto à qualidade nutricional de um alimento, dado revelar as quantidades dos nutrientes mais importantes: as gorduras, tanto totais, como saturadas, os açúcares, o sal e a fibra. Produtos alimentares com mais de 22,5 gramas de açúcares, por 100 gramas, e mais de 5 gramas, por 100 gramas de ácidos gordos saturados, são exemplos de teores elevados nestes nutrientes. Evite-os ou consuma-os com a devida moderação. Recomenda-se a ingestão diária de cereais e, de preferência, integrais, como o arroz, a farinha, a massa ou os flocos de aveia.

Integral no rótulo, integral na composição

Em Portugal, bem como ao nível europeu, não existe legislação no sentido de definir o termo integral e a percentagem de cereais ou de farinhas integrais para se poder apelidar desse modo. O que exigimos é que a mensagem do rótulo esteja em harmonia com a composição do produto. Para tal, é forçoso que os ingredientes sejam todos integrais. Caso contrário, não passa de uma palavra vã, escrita com o único objetivo de chamar a atenção para uma propriedade, imbuindo-a de uma aura saudável. Tudo estaria bem se a mensagem não fosse, nalguns casos, enganadora para o consumidor.

Não existem recomendações específicas de consumo de cereais integrais. As recomendações ao nível nacional centram-se mais na fibra, na qual os alimentos mais ricos são a aveia, a cevada, as verduras, as leguminosas, as maçãs, os citrinos, os vegetais de folha verde, os cereais integrais e o farelo de trigo. A Direção-Geral da Saúde recomenda a ingestão diária de, no mínimo, 25 gramas de fibra para que a sua ação seja realmente benéfica. O cereal integral é uma fonte importante de fibra, mas igualmente de vitamina B, minerais e fitoquímicos. Com efeito benéfico no controlo da diabetes, da obstipação e do trânsito intestinal, as fibras aumentam o efeito de saciedade, relevante no combate à obesidade. O seu consumo leva à redução dos valores do colesterol, previne as doenças cardiovasculares e tem um efeito protetor no desenvolvimento de cancro, sobretudo no do cólon.

É preciso consumir mais cereais integrais

De acordo com o estudo da Carga Global da Doença (Global Burden of Disease, do Institute for Health Metrics and Evaluation, da Universidade de Washington), de 2017, uma das dez prioridades no quadro da alimentação é o maior consumo de cereais integrais. É interessante verificar que, na influência que exercem sobre a perda de anos de vida saudável, é dez vezes mais importante combater uma dieta pobre em cereais integrais do que a ingestão excessiva de carnes vermelhas, por exemplo. Dietas pobres em fruta, frutos secos e sementes, bem como as pobres em ácidos gordos ómega 3 e dietas ricas em sal situam-se igualmente entre os hábitos alimentares que mais contribuem para a perda de anos de vida saudável.

Para mais informações consulte este link.

Mais Recentes

Arts Hotel Porto inaugura exposição coletiva de pintura

há 12 minutos

Por pouco mais de 1 euro adeus ao suor e ao mau cheiro. Mas despache-se: já há filas na Mercadona à procura deste desodorizante maravilha

há 19 minutos

WhatsApp anuncia nova função para transcrever áudios: saiba como a ativar

há 44 minutos

O significado da capa “framboesa” e do vestido preto da Rainha Letizia no retrato barroco de Annie Leibovitz

há 49 minutos

A marca coreana de cuidados para a pele mais viral do TikTok já chegou a Portugal

há 1 hora

O melhor ‘Lip Gloss’ está na Mercadona: por 4 euros consiga uns lábios maiores e mais brilhantes

há 1 hora

Capital Verde Europeia 2026 é portuguesa

há 1 hora

Óbito: Morreu Jim Abrahams, realizador de Aeroplano ou Aonde é que Pára a Polícia?

há 3 horas

Óbito: Morreu John Tinniswood, o homem mais venho do mundo

há 3 horas

Óbito: morreu o farmacêutico Joaquim Chaves, fundador da Joaquim Chaves Saúde

há 3 horas

Cancro da próstata: testemunho de José Graça, vice-presidente da Associação Portuguesa de Doentes da Próstata

há 4 horas

Celebre o Natal em grande: se fizer a sua reserva nestes restaurantes até dia 30 de novembro tem 15% de desconto

há 4 horas

Sonha com a altura em que pode ir para a reforma? Saiba que nestes países pode reformar-se bem mais cedo do que em Portugal

há 4 horas

Cancro da próstata: «À medida que a esperança média de vida aumenta, observa-se um aumento da incidência e da mortalidade», Rui Diniz, oncologista

há 4 horas

«Réveillon inesquecível» é a garantia do Lisbon Marriott Hotel para a última noite do ano

há 5 horas

Johnson & Johnson Innovative Medicine Portugal junta-se ao IPO do Porto para estudar doentes da próstata em estadios precoces da doença

há 5 horas

A Padaria Portuguesa tem cá uma lata! E com ela dá música aos clientes

há 5 horas

O robot de cozinha mais completo e avançado regressa ao Lidl e está 150 euros mais barato

há 5 horas

Zona: cerca de 63 mil portugueses foram diagnosticados com a doença no último ano

há 5 horas

Cartão de Cidadão: esclareça todas as dúvidas e saiba como renovar, levantar, cancelar ou ativar

há 5 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.