Partilhar

Julho foi o mês mais quente do planeta nos últimos 140 anos

Os dados da agência americana confirmam as conclusões divulgadas no início do mês pelo serviço europeu Copernicus sobre a mudança climática, que também tinha apontado julho deste ano como o mês mais quente já registado.

16 Agosto 2019
Forever Young

O mês de julho foi o mais quente do planeta nos últimos 140 anos, informou esta quinta-feira a Administração Oceânica e Atmosférica Nacional dos Estados Unidos .

Os dados da agência americana confirmam as conclusões divulgadas no início do mês pelo serviço europeu Copernicus sobre a mudança climática, que também tinha apontado julho deste ano como o mês mais quente já registado.

Segundo os cientistas da instituição americana, durante o mês de julho a média global das temperaturas foi 0,95°C superior à média de todo o século 20, que foi 15,77°C, o que torna julho de 2019 o mês mais quente nos registos da agência, que começaram em 1880.

No relatório, a NOAA lembrou que nove dos dez meses de julho mais quentes da história foram registados desde 2005, sendo os dos últimos cinco anos os que tiveram as maiores temperaturas.

O calor sem precedentes em julho reduziu o gelo nos Oceanos Árctico e Antárctico a mínimos históricos. O gelo do Oceano Árctico atingiu uma baixa recorde em julho, ficando 19,8% abaixo da média – superando a baixa histórica anterior, de julho de 2012. O gelo marinho médio da Antárctica, por sua vez, ficou 4,3% abaixo da média de 1981-2010, atingindo o seu menor tamanho para julho nos registos de 41 anos.

A NOAA afirmou que 2019 foi o ano com maiores temperaturas até ao momento em partes da América do Sul e do Norte, Ásia, Austrália e Nova Zelândia, assim como na metade meridional de África e em porções do oeste do Oceano Pacífico, do oeste do Oceano Índico e no Oceano Atlântico. O Alasca teve o seu mês de julho mais quente desde que começou a fazer registos, em 2005.

Os recordes de temperatura também foram quebrados em diversos países europeus, como a Alemanha, Bélgica ou Holanda. Em Paris, por exemplo, os termómetros marcaram 42,6°C, a temperatura mais alta já registada na capital francesa, ultrapassando o recorde anterior de 40,4°C alcançado em 1947.

Nesse sentido, o relatório americano ressaltou que entre janeiro e julho deste ano, a temperatura global esteve 0,95 graus acima da média do século passado, que foi de 13,83 graus centígrados, empatando com 2017 como o segundo ano mais quente até o momento (2016 é considerado até hoje o ano mais quente).

As conclusões confirmaram os dados divulgados pelo Serviço de Mudança Climática Copernicus, da União Europeia, em 5 de agosto, embora a margem do novo recorde em comparação com o último, em julho de 2016, tenha sido maior de acordo com os dados dos Estados Unidos.

O novo recorde é ainda mais notável porque o anterior seguiu um forte El Niño, que aumenta a temperatura média do planeta independentemente do impacto do aquecimento global.

Mais Recentes

A alegria dos reencontros e os sabores tradicionais sentam-se à mesa deste restaurante

há 47 minutos

O espírito natalício inundou a vila de Sintra e espera por si

há 2 horas

Réveillon com vista incrível sobre a serra é o desafio que lhe propõe este hotel: aceita?

há 3 horas

Circo de Natal está de volta: artistas de todo o mundo contam história original de Afonso Cruz com música de Carlos Tê

há 4 horas

Muita animação e alegria é a proposta deste espaço comercial para a época festiva

há 5 horas

Pode um casamento provocar depressão? Estes são os sinais a que deve estar atento

há 1 dia

Implemente estes 9 hábitos diariamente e sinta a saúde do seu cérebro melhorar

há 1 dia

Mais do que um luxo, viajar é (para muitos) uma necessidade: descubra os 6 benefícios de fazer as malas e partir

há 1 dia

Já é conhecido o vencedor do Turismo Sustentável de 2024: venha conhecê-lo

há 1 dia

Mommy Makeover: «Um caminho para recuperar o contorno corporal e a autoestima, ajudando as mulheres, e mães, a sentirem-se mais confiantes com o seu corpo», Sofia Carvalho, cirurgiã Plástica e Estética

há 1 dia

Apetece-lhe um hambúrguer para o almoço? Há um novo restaurante que pode ser uma opção

há 1 dia

Está a ser difícil concertar-se no trabalho? Calma, siga estas dicas e não desespere

há 1 dia

Sabia que os batimentos cardíaco podem influenciar a sua longevidade? Descubra aqui de que forma

há 1 dia

Portugal eleito o Melhor Destino de Enoturismo do Mundo

há 1 dia

Óbito: Morreu Liz Hatton, a fotógrafa que impressionou Kate Middleton

há 1 dia

Óbito: Morreu a atriz mexicana Silvia Pinal

há 1 dia

Como manter-se saudável aos 50 anos com dicas essenciais para o bem-estar

há 1 dia

Envelhecer com saúde: «A prevenção otimiza a capacidade funcional, melhora a qualidade de vida e preserva a autonomia do idoso», Sofia Carvalho Pinto, médica Especialista em Medicina Preventiva e Funcional

há 1 dia

Centros de saúde privados vão ter a possibilidade de recusar inscrever utentes que venham do Serviço Nacional de Saúde

há 1 dia

E se existisse um “terceiro estado” entre a vida e a morte? Pesquisa cientifica afirma que tal é verdade

há 1 dia

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.