Partilhar

Ninho vazio? Conheça as estratégias para lidar melhor com esta situação

Todos já ouvimos histórias tristes de casais mais maduros que não se habituaram bem a uma vida caseira sem filhos. Em particular, as mães parecem ter uma dificuldade maior em se ajustar a uma nova realidade. Após anos de convivência intensa e diária, o sentimento de abandono pode ser avassalador.

4 Fevereiro 2020
Forever Young

Felizmente isso não precisa de ser a sua realidade. O resto da sua vida não terá que ser passado junto à janela, simplesmente aguardando a visita dos seus filhos ou netos. Uma casa mais vazia não precisa de significar uma vida mais pobre. A saída de casa dos seus filhos pode em alternativa representar uma oportunidade positiva de reavaliar a sua “jornada”, porventura definindo e concretizando novos objetivos para os seus próximos anos.

Esta é uma fase inevitável – e até desejável – da sua vida. Vamos ser sinceros, ver os filhos tornarem-se independentes deverá ser uma das maiores conquistas das nossas vidas. Isso significa que eles se formaram bem e que fizemos um bom trabalho ao longo do seu desenvolvimento.

Assim, preencha-se de alegria e siga estas 3 dicas para transformar o seu “ninho vazio” numa experiência positiva e enriquecedora.

  1. Mantenha-se conectada (e contactável)

O facto dos seus filhos terem saído da sua casa não deve significar que eles saiam da sua vida. Deve procurar fazer uso das tecnologias mais recentes para garantir que estará sempre à distância de um clique. As redes sociais poderão desempenhar aqui um papel importante.

O Facebook, o Whatsapp e até o Instagram são boas plataformas para comunicar com os seus filhos e para continuar minimamente consciente daquilo que está a acontecer nas suas vidas. Já o Skype e o Facetime, poderão ser dois serviços que lhe oferecem o complemento de poder falar e ver em direto aqueles de quem mais gosta.

Estes tipos de conexões serão sempre importantes, sobretudo numa fase inicial, para colmatar a ausência – e claro, as saudades – que poderá sentir.

  1. Fortaleça a sua saúde

Uma atenção redobrada ao exercício físico e à dieta alimentar poderão ser formas essenciais para garantir que se sente bem, confiante e ativa ao longo desta fase. Este não é o tempo de ficar fechada em casa a sentir-se triste. É tempo sim de se comprometer a cuidar melhor de si própria.

Sabemos que a partir da meia-idade o nosso corpo já não é tão flexível ou tão forte como foi quando eramos mais novos. Isso apenas significa que deverá ainda prestar uma maior atenção a todos os pormenores associados à sua saúde e bem-estar. Dormir melhor, fazer mais exercício e beber mais água deverão ser os seus objetivos.

  1. Concentre-se em si mesma

Agora que já não terá que se comprometer e dedicar o seu tempo às inúmeras atividades associadas a uma parentalidade presente, deverá finalmente aproveitar para colocar as suas necessidades em primeiro lugar. A partir desta fase é fundamental que se dedique a melhorar a sua qualidade de vida de uma forma transversal.

Em termos profissionais, terá mais oportunidade de se dedicar intensamente a novos projetos. Caso já esteja reformada, aproveite para se dedicar a atividades junto da sua comunidade que acrescentem valor à sua vida. Fortaleça as amizades de longa data e procure conhecer novas pessoas. Alargue o seu grupo social.

Por último, porque não viajar mais? Pegar nas malas e ir descobrir novos locais e culturas, com o seu parceiro, sozinha ou com amigos. Esta é sem dúvida a fase ideal para se comprometer com uma viagem de longa data, sem ter que se preocupar com as atividades domésticas.

Mais Recentes

Pode não ser fácil mas faz bem: conheça os benefícios de um duche gelado

há 8 horas

Dicas simples e rápidas para retirar o excesso de sal do bacalhau

há 8 horas

Nem todos os dias, nem todos os meses: é esta a periodicidade com que deve limpar os ouvidos

há 9 horas

Envelhecer é inevitável, mas ficar “velho” é uma escolha: vida após os 60 anos

há 9 horas

Nunca se esqueça: estas são as 5 coisas que o vão ajudar a proteger a sua saúde

há 9 horas

5 coisas que precisa de saber sobre a importância de ser uma pessoa autêntica

há 10 horas

Com este truque alemão elimine as manchas de humidade e o mofo das paredes

há 10 horas

Especialista recomenda estes três produtos da Mercadona para tratamento da pele

há 11 horas

Como bloquear chamadas indesejadas e por um fim ao spam

há 11 horas

Nem banana, nem maçã: esta é a fruta que deve comer diariamente se quiser ter cabelos fortes

há 12 horas

Páscoa ganha vida em Cascais com música, cor e aventura

há 12 horas

Páscoa à italiana com sabor a mar: harmonia perfeita entre a cozinha italiana e os costumes portugueses

há 13 horas

Cabrito pascal: uma tradição com quase meio século

há 13 horas

Aneurisma dissecante da aorta: conheça a condição que levou à morte de famosa jornalista brasileira

há 13 horas

Fortaleça os ossos com estes 12 alimentos ricos em cálcio

há 14 horas

15 milhões de euros: venha descobrir os sapatos mais caros do mundo

há 14 horas

Nem palavras cruzadas, nem sudoku: esta é a atividade perfeita para preservar a memória

há 14 horas

Aprenda a lavar edredons e cobertores sem pôr em risco a máquina da roupa

há 15 horas

Jamais tenha esta planta em casa: atrai insetos e pragas

há 15 horas

Nem nadar, nem andar: este é o melhor exercício para os maiores de 50

há 15 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.