Partilhar

Pode a depressão aparecer sem aviso? Esteja atento a estes 5 sinais

É necessário que se mantenha vigilante. Lembre-se: o seu estado de saúde exige um acompanhamento permanente.

20 Fevereiro 2020
Forever Young

Se nos basearmos nos filmes de Hollywood a depressão pode parecer um problema extremamente visível e fácil de identificar. Demonstrações dramáticas de angústia e dor, lágrimas, ambientes pesados e cinzentos, são instrumentos habitualmente utilizados para caracterizar esta doença. No entanto a realidade pode ser bem diferente.

Em muitos casos os sintomas de depressão são bem mais difíceis de identificar. São mais subtis e certamente menos cinematográficos. Este é um tipo de doença que gosta de enganar e dissimular. As vítimas que sofrem de depressão são levadas a acreditar que na realidade nada de errado está a acontecer.

Acreditam em alternativa que estão simplesmente mais preguiçosas, mais cansadas ou menos aptas para certas tarefas. Estes sentimentos, ao serem ignorados, acabam por se acumular e mais cedo ou mais tarde irão manifestar-se de uma forma mais aguda, negativa. Ao sermos capazes de identificar antecipadamente alguns destes sinais, podemos impedir que estes sintomas iniciais evoluam para algo mais grave.

Se percebermos que algo não está bem e se procurarmos resolver a questão estamos a tomar controlo da nossa vida e a evitar estados negativos profundos. Conversar com amigos, com um terapeuta ou até mesmo simplesmente fazer uma pausa para apanhar mais sol, são tudo mecanismos que nos irão ajudar a sentir melhor e que podem efetivamente bloquear o aparecimento ou agravamento dos nossos estados emocionais depressivos.

As depressões variam de pessoa para pessoa. Nunca são exatamente iguais. Eis apenas alguns sinais a que deve estar atento, de forma a evitar situações mais graves.

Sinal #1: A voz na sua cabeça está mais desagradável

É habitual dizermos que somos o nosso maior crítico. Mais do que ninguém somos capazes de identificar os nossos defeitos e lacunas. No entanto, os estados depressivos são conhecidos por agudizar bastante estes sentimentos. Começamos a duvidar de tudo, a não nos sentirmos capazes e até a deixar de conseguir retirar prazer de coisas que sempre gostámos.

Sinal #2: Os hábitos de limpeza e cuidados de higiene começam a sofrer

Quando começamos a perder esperança, as nossas rotinas e hábitos perdem significado. Os pratos sujos começam a acumular-se na cozinha, começamos a encomendar mais cozinha e a cozinhar menos. As tarefas mais básicas de limpeza parecem impossíveis de concretizar. Sentimo-nos culpados. A nossa própria higiene e os cuidados que temos com a nossa imagem começam igualmente a deteriorar-se. Se começar a verificar que já não se preocupa minimamente com estas questões então talvez esteja na altura de falar com alguém que o ajude a ultrapassar este problema.

Sinal #3: Não está a ser capaz de fazer aquela única coisa, por mais simples que seja

Por vezes o simples ato de sair de casa e ir até à farmácia comprar uma nova prescrição de medicamentos pode ser demasiado complicado para concretizar. Ter que conduzir um carro ou interagir com outro ser humano torna-se num ato heroico. Fugimos destas situações e começamos a querer estar isolados.

Sinal #4: Está sempre cansado e não consegue dormir bem

Normalmente as pessoas associam a depressão a pessoas que não conseguem sair da cama. Isto é muitas vezes verdade. No entanto isso não significa que as pessoas estejam a dormir durante todo o tempo em que estão deitadas. O mais provável é que tenham dificuldade em adormecer à noite quando mais desejam e não consigam permanecer acordados durante a tarde. Sofrer de depressão pode significar muitas vezes ficar simplesmente deitado durante todo um dia sem estar interessado em nada ou ninguém.

Sinal #5: Irrita-se com maior facilidade

Este é um sinal frequente. Uma maior irritabilidade pode ser um sintoma de depressão que “complementa” muitas vezes a sensação de tristeza e desinteresse geral. Começamos a estar mais impacientes com os outros. Tudo nos irrita, seja o facto de andarem devagar ou comerem demasiado alto. Neste caso as pessoas que sofrem de depressão podem ser tentadas a culpar os outros pelas suas próprias dificuldades emocionais.

Mais Recentes

Se vir filas na Mercadona não estranhe: vão à procura deste novo produto que é a salvação para cabelos secos (custa menos de 3 euros)

há 7 horas

Os amantes do automobilismo já podem trazer as suas marcas de carros preferidas nos pés: basta adquirir estes luxuosos ténis

há 7 horas

É dos muitos que sofrem de insónia de forma recorrente? Relaxe: experimente esta infusão e durma melhor (já hoje)

há 8 horas

Estes 8 alimentos são tão ricos em proteínas que podem substituir o ovo 

há 8 horas

Todos queremos ter abundância e prosperar na vida: para o conseguir ponha já em prática estes conselhos

há 8 horas

Gostava de visitar a Assembleia da República? Se tudo correr bem, vai conseguir fazê-lo aos fins-de semana

há 9 horas

Era para ser antes, mas atraso não permite que o novo hospital desta cidade abra portas antes de 2026

há 9 horas

Orlando Bloom segue os passos de Cristiano Ronaldo, e não estamos a falar de futebol (mas sim de algo muito mais frio)

há 9 horas

Por mais de 10 milhões de euros a mansão secreta deste antigo presidente norte-americano está à venda

há 9 horas

Colocado o sinal de não incomodar, é hora de fechar a porta do aposento: hotéis revelam os pedidos de serviço de quarto mais estranhos (e loucos)

há 10 horas

Com 95 mil centenários este país bate recorde de longevidade (e é a casa da pessoa mais velha do mundo)

há 10 horas

Devido aos fogos que atingem Portugal esta companhia aérea permite mudar voos do Porto para Lisboa (sem custos para passageiros)

há 10 horas

Esta prestigiada universidade tem um curso que ensina como ser feliz: descobrimos 8 das suas principais lições

há 10 horas

Numa altura em que Portugal volta a ser fustigado pelo fogo, este livro chega para nos relembrar os incêndios de 2017

há 11 horas

Um dos mais notáveis romances em língua portuguesa publicados no século XX vai regressar às livrarias

há 11 horas

Conhecido pelo café de excelência, São Tomé e Príncipe é agora a “casa” de um “café impossível”: a responsabilidade é toda da Delta

há 11 horas

Brasil vai acolher mais dois hotéis desta companhia hoteleira portuguesa: descobrimos onde vão ficar localizados e podemos revelar que é o paraíso

há 11 horas

Esta é a infusão que deve beber regularmente para ter um abdômen saudável (e limpo), aconselha esta especialista

há 13 horas

Forte turbulência sentida por avião norte-americano causa hemorragias nos passageiros, obrigando o avião a pousar novamente

há 13 horas

Emirates e Museu do Futuro recebem a primeira Aviation Future Week

há 13 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.