Vai pintar a casa? Estas são as cores que não nunca deve utilizar, segundo os especialistas

No que diz respeito aos tons certos para as suas paredes, deixe a escolha para os especialistas

Idealizar a decoração da sua casa pode ser um processo repleto de prazeres e entusiasmo. No entanto esta pode também ser uma experiência que nos causa extrema ansiedade e stress. Não é fácil tomar certas decisões, nem decidir, por exemplo, qual a peça ou cor ideal para todos os “cantinhos” no nosso lar.

O tom de cor das paredes é porventura uma das decisões mais importante e que pode impactar mais o ambiente da sua habitação. Uma simples mudança de cor pode alterar por completo as sensações que um determinado espaço nos transmite. Certos tons enchem-nos de energia e sentimentos positivos; outros podem ser capazes de nos deixar mais melancólicos e desanimados.

[Leia também: Dos naperons aos tons pastéis. Estas são as 10 coisas que estão a envelhecer o look da sua casa]

Algumas cores combinam melhor do que outras com alguns tipos de materiais e são mais fáceis de conjugar com diferentes tipos de peças e estilos.

Antes de escolher os tons das tintas que irá utilizar para o seu próximo projeto de decoração, conheça aqui algumas das conclusões de alguns especialistas, decoradores e teóricos de cor.

Vermelho: Não use no seu quarto

Este até pode ser o seu tom cromático favorito, no entanto isso não significa que o deva espalhar pelas paredes do seu quarto. O vermelho é umas das cores que provoca emoções e sentimentos mais intensos. Este tom está associado a situações de perigo, a sangue e ansiedade. Não é o tipo de coisa que devemos querer nos locais onde descansamos e dormimos.

Branco: não use na casa-de-banho

Apesar de ser uma escolha cada vez mais popular para este tipo de divisões, a verdade é que o branco não é uma cor que resista bem ao tempo. Os especialistas afirmam que o branco torna mais visível todas as manchas, rachas e sujidades. Dado que a casa-de-banho é porventura uma das áreas mais suja da casa, o mais sensato é optar por outro tipo de cor ou acabamento nas paredes.

Cinzento: evite usar na cozinha

O tom cinza pode até ser considerado uma escolha elegante e estilosa, no entanto esta é uma cor que pode gerar sentimentos depressivos, tristes e pouco acolhedores. Os tons escuros, em particular, devem ser evitados em cozinhas pequenas e com pouca luminosidade, pois acabam por tornar todo o espaço ainda mais “pequeno”.

Castanho: não use nas paredes exteriores ou na sala

Pintar o exterior de uma casa com um tom acastanhado é uma decisão errada. Os especialistas afirmam que este é um tom aborrecido e pouco interessante que pode até acabar por desvalorizar o preço da sua casa. É uma cor pouco apetecida pelos compradores.

De resto, e tal como com o cinzento, esta cor mais escura é pouco recomendada para as paredes de espaços mais pequenos.

Rosa: use q.b

A regra essencial para a utilização desta cor? Não deixe que nenhuma divisão se torne simplesmente no “quarto cor-de-rosa”. A verdade é que este é um tom que acaba por marcar muita diferença e que tende a não se relacionar bem com o resto da habitação. Seja em que divisão for, não pinte as paredes todas com esta cor, utilize-a em alternativa apenas para alguns apontamentos ou em conjunto com outro tom mais neutro.

Roxo: alerta pesadelos

Se pretende continuar a dormir bem então evite utilizar esta cor no seu quarto ou em qualquer outra divisão pensada para o relaxamento. A verdade é que o roxo é considerado uma das cores que menos favorece o descanso e o sono, tal como indicou um recente inquérito realizado pela Travelodge. Muitos defendem ainda que o roxo pode ajudar a provocar pesadelos e noites mais inquietantes. Fica o aviso.

 

[Leia também: Para recordar. Estes carros marcaram os loucos dos anos 70]

Ler Mais