5 tipos de cancro que estão a tornar-se mais comuns

De acordo com a American Cancer Society (ACS) estes são os problemas de saúde que estão a ser diagnosticados a um ritmo superior.

O cancro é atualmente a segunda causa de morte mais comum em todo o Mundo. Quem o afirma é Organização Mundial de Saúde (OMS). Apenas as doenças cardíacas apresentam um maior número de fatalidade anualmente.

Em 2020 a estimativa é que, só nos EUA, se detetem mais de 1.8 milhões de casos de cancro. De acordo com a American Cancer Society (ACS), deste número, estima-se que morram 606, 520 pessoas.

[Leia também: Doze medidas para reduzir o risco de cancro]

Alguns fatores de risco em particular têm aumentado a prevalência destes casos. O tabaco, o excesso de peso e a excessiva exposição ao sol, têm determinado que alguns tipos de cancro tenham vindo a afetar cada vez mais pessoas.

Eis alguns dos principais tipos de cancro que estão a tornar-se mais comuns nos EUA (e no resto do Mundo), de acordo com os especialistas e com os dados disponíveis.

 

  1. Cancro do Fígado

De acordo com a ACS, nenhum outro tipo de cancro tem crescido tanto como este. Uma conhecida especialista de saúde pública explicou recentemente ao portal Cancer Today que “este é o único tipo de cancro cuja taxa de incidência têm continuado a crescer todos os anos nos EUA”.

Em todo o Mundo, o cancro no fígado cresceu entre 1990 e 2015 mais de 75%, tornando assim um prevalente causa de morte. As pessoas em maior risco são todos os infetados pela hepatite C.

  1. Cancro Oral

O cancro oral tem igualmente crescido consideravelmente. Afetando mais (o dobro) homens que mulheres. A ACS prevê um crescimento de 4% nos novos casos de homens afetados por esta doença em 2020.

Um dos fatores que parece estar a contribuir para esta subida está relacionado com o incremento de infeções pelo vírus HPV (Vírus do Papiloma Humano).

  1. Cancro do Útero

Nos EUA, estima-se que este tipo de cancro tenha visto a sua incidência junto das mulheres crescer em 12% entre 1996 e 2016. Durante este período a taxa de mortalidade associada subiu 21%. Apesar de todos estes números este continua a não ser um tipo de cancro muito falado. Sendo que existe ainda pouco conhecimento por parte da população relativamente ao mesmo.

Isto representa um problema pois quanto mais tarde for diagnostico mais compilado será também o tratamento. Esteja atenta a um qualquer tipo de sangramento vaginal anormal e mantenha um peso corporal ideal, assim como uma dieta saudável.

  1. Cancro da Pele

De acordo com a ACS, este é o cancro mais frequentemente diagnosticado nos EUA. E os números apenas continuam a aumentar. Só em 2020 estima-se que os casos de melanoma possam aumentar em 7% para os homens e 4% para as mulheres.

Proteja-se. Aplique protetor solar com regularidade e marque todo os anos uma consulta com o seu dermatologista, de forma a conseguir detectar antecipadamente qualquer problema.

  1. Cancro do Pâncreas

Estima-se que em 2020 se registe um aumento de 3% no número destes casos. Isto é algo bastante impressionante, tendo em conta que se trata de um tipo ainda raro de cancro. Todos os fumadores ativados apresentam um risco duas vezes superior de poderem a ser diagnosticados com um cancro no pâncreas.

Apesar de a taxa de novos fumadores estar em declínio, a obesidade é outro fator que parece estar a tornar-se cada vez mais determinante para o surgimento de novos casos.

 

[Leia também: Qual a probabilidade de vir a ter um cancro? Conheça as conclusões dos especialistas]

 

Ler Mais