Partilhar

Brasil marca presença na BTL com um novo posicionamento da marca no mercado português

A chegada de 2023 marca uma nova fase para o turismo brasileiro.

1 Março 2023
Sandra M. Pinto

A chegada de 2023 marca uma nova fase para o turismo brasileiro. A Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo – Embratur – reviu as suas estratégias e destacou o Brasil como destino turístico alinhado com os desafios e as oportunidades desta década: gestão de marcas, diversidade, sustentabilidade e ações climáticas estão entre as prioridades.

 

«A estratégia reforça a importância do mercado português para o Brasil, aposta na plena recuperação da imagem do país no exterior, em novas experiências de turismo e foca-se em atuar como uma grande geradora de negócios que propiciem o aumento do número de turistas portugueses a visitarem o Brasil, ao longo de todo o ano e para descobrir novos destinos brasileiros», refere a Embratur.

 

Uma das ações que ilustram esse novo momento é a retoma da Marca Brasil – lançada em 2005 e que foi utilizada até 2019 –, que regressa como a Nation Brand do Brasil, e representa o país no comércio de produtos, serviços e turismo. A marca voltará aos bens e serviços de exportação do Brasil, inclusive em produtos industrializados, em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos – APEX Brasil. No turismo, será usada por todo o trade turístico, tais como: destinos brasileiros, companhias aéreas, operadoras e agências de viagem, hotelaria, além dos mais diversos eventos no Brasil e no mundo.

«A Marca Brasil foi concebida para valorizar a brasilidade. Desde a sua conceção, representa o verde das florestas; o laranja e o amarelo são a alegria, o sol, a luminosidade e as praias; o azul, o céu e as águas; o vermelho das festas populares, e o branco dos trajes e da religião popular. O projeto nasceu da inspiração de um desenho da autoria de Roberto Burle Marx, consagrado artista plástico e paisagista brasileiro, e é assinado pelo designer Kiko Farkas», refere a Embratur .

 

Sustentabilidade e ações climáticas serão um dos grandes pilares de atuação da Embratur e das instituições que atuam no desenvolvimento do setor turístico internacional no Brasil. «O objetivo é que a cadeia de serviços de turismo aos turistas estrangeiros esteja preparada para atuar nessa premissa, em conceitos e na prática».

«Juntamente com o reposicionamento da Marca Brasil e a recuperação da imagem-país, fazem parte da estratégia do Brasil em Portugal o desenvolvimento de novos produtos turísticos específicos para o mercado português, com as experiências que só o Brasil pode proporcionar. Nomeadamente em matéria de natureza e gastronomia, assim como o nordeste brasileiro, que sempre esteve na preferência dos turistas portugueses pela facilidade de ligações aéreas com o Brasil».

«Queremos mostrar aos portugueses um Brasil que merece ser visitado, que é alegre, diverso, democrático e inclusivo. Temos uma grande proximidade com o povo português e vamos trabalhar em conjunto com os brasileiros para recebermos os portugueses com a nossa melhor hospitalidade. Estamos de braços abertos para recebê-los em nossos destinos durante o ano todo, com novidades e sustentabilidade. Vim aqui retomar parcerias estratégicas com o trade português para impulsionar o número de turistas portugueses no Brasil», afirma Marcelo Freixo, presidente da Embratur.

 

A participação da Embratur na BTL 2023 contará com​ 32 expositores. As atrações culturais também terão um papel fundamental na apresentação da estratégia do Brasil ao povo português. A diversificação da oferta de destinos e a ampliação de segmentos é um dos pontos fulcrais. Dentro deste contexto, a Embratur destaca a rica gastronomia do Mato Grosso do Sul, com a divulgação da “Rota Gastronómica Pantaneira”, que traz pratos típicos, tais como: sopa paraguaia com ervas (chipaguaçu), macarrão de comitiva, doce de leite com requeijão de corte e farofa de cebola crocante, e refresco de mandioca e cachaça.

Mais Recentes

Dormir com ou sem lingerie: qual destas opções faz melhor à saúde da mulher?

há 41 minutos

Tenha o cabelo que sempre sonhou, mais forte e brilhante: basta incluir estes alimentos na sua rotina

há 43 minutos

Parecem blocos de gelo: estes são os signos das pessoas mais “frias”

há 2 horas

Está na altura de procurar as velhas cassetes VHS: pode ter em casa um tesouro sem saber

há 2 horas

Certamente já ouvir falar em chia, mas será que conhece todos os benefícios para saúde?

há 3 horas

Todos gostamos de flores, mas importa saber as que são mais indicadas para ter em casa: descubra-as aqui

há 3 horas

Nem ambientadores nem velas: o truque simples dos hotéis para deixar a casa de banho sempre a cheirar bem

há 4 horas

Estas são as 5 fraudes bancárias mais comuns em Portugal: saiba como as evitar

há 4 horas

Ainda está a trabalhar? Faça uma pausa e vá descobrir o novo menu deste restaurante

há 6 horas

Diga adeus à sapateira: conheça o truque simples (e muito criativo) para organizar os sapatos em casas pequenas

há 6 horas

Opinião: «Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica e o transplante de células estaminais de cordão umbilical», Andreia Gomes, BebéVida

há 7 horas

Óbito: Morreu John Prescott, antigo vice-primeiro-ministro do Reino Unido

há 8 horas

Há uma nova depressão a caminho de Portugal: chama-se Bert e vai afetar estas regiões do país

há 8 horas

Infarmed manda retirar já do mercado estes produtos para o cabelo: esta é a razão (que deve conhecer)

há 8 horas

Se está reformado saiba quanto vai aumentar a sua pensão já em janeiro

há 8 horas

Microplásticos: novo plástico reciclável e degradável no oceano pode ajudar a acabar com este problema

há 8 horas

INEM: privatizar socorro pré-hospitalar, sim ou não?

há 8 horas

Metanol: que substância é esta que matou 5 turistas no Laos?

há 8 horas

Todos queremos parecer mais confiantes. Consiga-o seguinte estes conselhos

há 1 dia

Montepio Associação Mutualista promove Mercadinho Solidário em Lisboa

há 1 dia

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.