No âmbito do plano de expansão da rede do Metropolitano de Lisboa para o prolongamento das linhas Amarela e Verde Rato/Cais do Sodré estão previstos ocorrer, nos próximos três meses, trabalhos da Especialidade de Estabilidade, relacionados com a integração dos viadutos em construção, que determinam alguns constrangimentos na circulação dos comboios em parte dessas duas linhas.
Durante este período, o Metropolitano de Lisboa vai efetuar um conjunto de intervenções que permitirão a integração dos dois novos viadutos construídos no Campo Grande com os viadutos já existentes. Concluídas estas intervenções, será retomada a normal circulação nas linhas Amarela e Verde no dia 08 de julho de 2023.
A concretização destes trabalhos, pela sua natureza e complexidade, não é compatível com a circulação, em segurança, dos comboios e o funcionamento do serviço de transporte, obrigando à realização de um conjunto de interrupções de circulação temporárias e em partes das linhas Amarela e Verde, de acordo com o seguinte calendário e troços:
Data |
Encerrado |
Em exploração |
15 a 26 de abril
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Linha Verde: Troço encerrado entre as estações Telheiras e Alvalade |
Linha Verde: Circulação entre Alvalade e Cais do Sodré (e sentido oposto) |
29 a 30 de abril
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Linha Amarela: Troço encerrado entre Cidade Universitária e Rato |
Linha Amarela: Circulação entre Odivelas e Campo Grande (e sentido oposto) |
02.mai a 07.jul |
Linha Verde: Estação Telheiras encerrada Linha Amarela: Troço encerrado entre Campo Grande e Cidade Universitária |
Linha Verde: Circulação entre Campo Grande e Cais do Sodré com comboios de 3 carruagens (numa fase inicial) Linha Amarela: Circulação no troço Campo Grande-Odivelas com comboios de 3 carruagens e no troço Cidade Universitária-Rato com comboios de 6 carruagens. |
Para mitigar os impactos causados durante estes períodos o Metropolitano de Lisboa, aumentará a oferta de comboios na linha Verde, reduzindo assim o tempo de espera nesta linha, articulando com outros operadores de transporte o reforço das suas carreiras.
A linha Circular será uma realidade no final de 2024 e constitui-se como um projeto estruturante para a cidade de Lisboa e para a melhoria das acessibilidades e das conetividades, uma vez que a rede prevista possibilita o desenvolvimento de uma nova circularidade interna, materializando uma plataforma de distribuição de elevada frequência e conectando, de forma mais eficiente, os serviços metropolitanos
Este projeto, associado aos demais previstos no Plano de Expansão e Modernização da rede do Metropolitano de Lisboa (prolongamento da linha Vermelha São Sebastião/Alcântara, construção da linha de Metro Ligeiro de Superfície Loures/Odivelas, novo sistema de sinalização ferroviária CBTC e aquisição de nova frota de material circulante) reorganizará a mobilidade metropolitana, com um efetivo aumento do número de utilizadores do transporte público e uma diminuição de utilização de transporte individual, com ganhos ambientais significativos e o aumento da qualidade do serviço que o Metropolitano de Lisboa presta aos seus clientes.
Transporte público moderno e ainda mais eficiente, combate ao congestionamento automóvel, incentivo a formas de mobilidade sustentáveis, redução de emissões de CO2 e melhoria da qualidade de vida são os benefícios que o Metropolitano de Lisboa continuará a oferecer a quem vive, trabalha, e visita a cidade de Lisboa.