Instituído em 2019 com o objetivo de destacar a importância da qualidade do ar e ao mesmo tempo sensibilizar a população para a necessidade de conhecer e atuar com vista à proteção e melhoria deste recurso indispensável à vida.
Este dia veio criar a oportunidade de, anualmente, envolver a comunidade no tema da comemoração escolhido dando visibilidade à importância da matéria e chamando a atenção para o direito, que é de todos, a “respirar um bom ar”.
As medidas excecionais e temporárias relativas à situação epidemiológica do novo Coronavírus – COVID 19, levaram ao adiamento das comemorações do Dia Nacional do Ar, mas trouxeram também a uma nova realidade neste contexto, com a redução significativa do tráfego rodoviário, especialmente nos grandes aglomerados urbanos, com grandes impactes positivos em termos de qualidade do ar, que importa avaliar e continuar a monitorizar.
Aveiro acolhe a comemoração do Dia Nacional do Ar e assinala a data com a inauguração de um Laboratório.
O Departamento de Ambiente e Ordenamento (DAO), a UA e a Fábrica Centro Ciência Viva ajudaram na organização deste programa intitulado “Melhor Ar na Europa, no país e nas nossas cidades”.
A instalação deste sistema foi possível graças ao projeto STEAM City, no âmbito do Aveiro Tech City, explica a investigadora Alexandra Monteiro, membro do Centro de Estudos do Ambiente e do Mar (CESAM) e da equipa organizativa das comemorações.
“A APA acedeu ao desafio proposto pelo DAO-UA e Fábrica, tendo em conta a relevância do trabalho produzido, ao longo dos anos, na UA, e também a longa colaboração entre a APA e a UA”, assinala.