Francisco Abreu Lima era irmão de João Gomes de Abreu de Lima, que foi o primeiro presidente da Câmara Municipal de Ponte de Lima eleito democraticamente, segundo a Constituição de 1976.
Em nota hoje enviada às redações, a Câmara de Ponte de Lima manifestou “o mais profundo sentimento de tristeza” pela morte de Francisco Maia de Abreu de Lima, apontando-o como um “exemplo de cidadania”, por ter “consagrado uma vida inteira ao serviço público, ocupando diversos cargos de direção na administração pública central, sobretudo no âmbito dos serviços associados à Previdência e à Segurança Social”.
“No desempenho da atividade profissional e na ocupação de cargos políticos, procurou sempre, em respeito pelos mais elevados princípios da honradez e da dignidade humana, reunir consensos, tendo demonstrado disponibilidade total para servir a sua terra natal e o seu país”, destaca o município.
Francisco Maia Abreu Lima nasceu a 27 de maio de 1930, na Casa do Antepaço, em Arcozelo, Ponte de Lima, era viúvo e pai de três filhos.