A nova geração está a assumir uma preponderância cada vez maior no mercado de trabalho, deixando muitos profissionais na faixa dos 40, 50 anos ou mais a questionarem-se sobre a forma como podem permanecer competitivos.
De acordo com a magnata do setor imobiliário e investidora do programa televisivo Shark Tank, Barbara Corcoran, ser bem-sucedido numa entrevista de emprego como um profissional mais velho resume-se a uma coisa: vitalidade.
“Vitalidade é o que engana um empregador”, disse a executiva numa sessão de perguntas e respostas com a sua comunidade Patreon, revela a ‘CNBC’. “Se entrar na entrevista com vitalidade e entusiasmo, eles vão esquecer que o candidato tem 53 anos e pensar está a agir de uma forma mais jovial, sentindo-se atraídos por ele”.
Barbara Corcoran considera que “o preconceito de idade é um problema e eu estaria a mentir se dissesse para não se preocuparem… se tem mais de 50 anos, [os empregadores] vão hesitar”.
Assim, a investidora aconselha os trabalhadores mais velhos a parecerem mais alegres, enérgicos e bem organizados, mas também diz que pensar na sua idade não trará benefícios a longo prazo.
Em vez disso, aconselha os profissionais a levarem para a mesa as suas virtudes, como anos de experiência no mundo real, sabedoria e habilidades para resolver problemas.
“Eu contrato muitas pessoas mais velhas… e elas têm muito mais sabedoria… Não há nenhuma circunstância que eles encontrem que não tenham visto antes e para a qual não tenham uma solução”, sublinhou.