Os restaurantes de fast food fazem parte da “paisagem” de quase todas as grandes cidades. Um pouco por todo o mundo, estes negócios de franchising foram expandindo o seu alcance e conquistando milhares de fãs.
Para além dos preços reduzidos e dos elevados níveis calóricos dos seus produtos, estes restaurantes são conhecidos pelas constantes inovações na sua oferta. O menu muda constantemente, com o objetivo de estimular os consumidores a experimentar coisas novas.
[Leia também: Certezas sobre a alimentação saudável que afinal são mitos]
No entanto, nem sempre estas inovações resultam como esperado. Ao longo da história das principais cadeias de fast food, muitos foram os lançamentos de novos produtos que se revelaram verdadeiros fracassos. Estas “experiências” simplesmente não foram bem recebidas pelo público, acabando por ser retiradas rapidamente do menu.
Conheça agora alguns dos exemplos mais desastrosos de produtos da McDonald`s que certamente não deixaram saudades.
-
Pizza McDonald`s
Nos anos 80, os restaurantes McDonald`s eram sem qualquer dúvida o franchising mais popular nos EUA e no resto do mundo. No entanto existia um claro problema. Os tradicionais hambúrgueres servidos nos invólucros de papel eram considerados sobretudo refeições rápidas de almoço, pouco populares na hora de jantar. A solução? McPizza. Apesar de esta ser uma refeição mais popular ao jantar a verdade é que o tempo que demorava a preparar (cerca de 11 minutos) afastou muitos clientes habituados ao rápido serviço McDonald`s, acabando por se tornar num fracasso de vendas.
-
Hula Burguer
Quem poderia não gostar de um hambúrguer de ananás? Aparentemente muita (muita) gente. Nos anos 60, um dono de um restaurante informou o presidente da McDonald´s de que seria sensato criar uma opção de hambúrguer sem carne para servir aos clientes durante a Quaresma. A ideia foi então lançar um hambúrguer de ananas que acabou por se revelar um enorme fracasso de vendas.
-
McDLT
Como forma de resposta à crescente popularidade do Whopper da Burguer King, a McDonald`s decidiu lançar no final dos anos 80 o McDLT (que significava literalmente “McDonald`s Lettuce and Tomato”). O principal argumento usado para convencer os consumidores era a sua embalagem de espuma, com dois compartimentos separados que dividia os alimentos frescos (alface e tomate) dos alimentos quentes (hambúrguer e queijo). Esta ideia “engenhosa” procurava garantir o máximo de frescura, no entanto acabou por ser mal recebida pelo público. A embalagem foi considerada extremamente prejudicial para o ambiente e complicada de usar. O produto acabou por ser retirado no início dos anos 90.
-
McStuffins
Numa tentativa de encontrar um tipo de produto que fosse altamente “portátil” a McDonald`s decidiu lançar o McStuffins. Este era um tipo de mini-calzone recheado com diversos ingredientes como pepperoni ou frango. Apesar da sua conveniência, a verdade é que os McStuffins nunca venderam muito bem, acabando por ser removidos do mercado em 1993, apenas um ano após o seu lançamento.
-
McSpaghetti
A verdade é que a McDonald`s nunca desistiu de continuar a tentar encontrar um produto “italiano” capaz de fortalecer as vendas na hora de jantar. Esta é uma empresa extremamente resiliente. No entanto apesar de todos estes esforços o McSpaghetti revelou-se apenas mais um fracasso. Lançado nos anos 80 nos EUA, este produto teve o mesmo problema que a McPizza: os clientes simplesmente não estavam disponíveis para esperar tanto tempo pela sua refeição. De resto a ideia de um restaurante de hambúrgueres servir massa nunca foi muito bem aceite. No entanto, e de forma surpreendente, o McSpaghetti conseguiu encontrar algum sucesso nas Filipinas, sendo que atualmente ainda é possível comer esta massa neste país.
[Leia também: Vai pedir alguém em casamento? Cadeia de fast food está a sortear anel de noivado de 9000€ em formato de… pizza]