Partilhar

Infarmed proíbe a exportação de 101 medicamentos

Vacinas contra a hepatite A, contra a difteria, tétano e tosse convulsa estão entre os 101 medicamentos que estão proibidos desde hoje para exportação, segundo uma circular informativa do Infarmed, avança a Lusa. A circular informativa da Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde (Infarmed) atualiza os medicamentos que estão com a exportação temporariamente suspensa, uma lista que abrange todos os fármacos críticos que estiveram em rutura no mês de maio, bem como os medicamentos que estejam a ser abastecidos ao abrigo de autorização de utilização excecional. A lista que entra hoje em vigor integra 101 apresentações de fármacos de várias categorias e substâncias ativas, entre os quais medicamentos para o tratamento da diabetes, antibacterianos, antipsicóticos, antipiréticos, ansiolíticos, sedativos, hipnóticos, a vacina adsorvida pneumocócica poliosídica conjugada. Segundo o Infarmed, esta proibição destina-se a assegurar o abastecimento do mercado nacional após a ocorrência de uma rutura e aplica-se a todos os intervenientes do circuito, incluindo aos fabricantes. Ressalva que “esta proibição se aplica aos medicamentos incluídos na lista e não a medicamentos fabricados para exportação”. O Infarmed integra a rede europeia de pontos de contacto das autoridades nacionais competentes, da Agência Europeia de Medicamentos (EMA na sigla em inglês) e da Comissão Europeia que, desde abril de 2019, é utilizada para a partilha de informação sobre ruturas de abastecimento e questões de disponibilidade de medicamentos autorizados na União Europeia.

6 Junho 2023
Forever Young

Vacinas contra a hepatite A, contra a difteria, tétano e tosse convulsa estão entre os 101 medicamentos que estão proibidos desde hoje para exportação, segundo uma circular informativa do Infarmed, avança a Lusa.

A circular informativa da Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde (Infarmed) atualiza os medicamentos que estão com a exportação temporariamente suspensa, uma lista que abrange todos os fármacos críticos que estiveram em rutura no mês de maio, bem como os medicamentos que estejam a ser abastecidos ao abrigo de autorização de utilização excecional.

A lista que entra hoje em vigor integra 101 apresentações de fármacos de várias categorias e substâncias ativas, entre os quais medicamentos para o tratamento da diabetes, antibacterianos, antipsicóticos, antipiréticos, ansiolíticos, sedativos, hipnóticos, a vacina adsorvida pneumocócica poliosídica conjugada.

Segundo o Infarmed, esta proibição destina-se a assegurar o abastecimento do mercado nacional após a ocorrência de uma rutura e aplica-se a todos os intervenientes do circuito, incluindo aos fabricantes.

Ressalva que “esta proibição se aplica aos medicamentos incluídos na lista e não a medicamentos fabricados para exportação”.

O Infarmed integra a rede europeia de pontos de contacto das autoridades nacionais competentes, da Agência Europeia de Medicamentos (EMA na sigla em inglês) e da Comissão Europeia que, desde abril de 2019, é utilizada para a partilha de informação sobre ruturas de abastecimento e questões de disponibilidade de medicamentos autorizados na União Europeia.

Mais Recentes

Óbito: Morreu Rogério Ceitil, o realizador da série “Duarte & C.ª”

há 13 horas

Nem pescada nem salmão: se tem mais de 50 anos este é o peixe rico em ómega 3 recomendado para abril

há 13 horas

Mulher de 106 anos revela o que fez 56 vezes para permanecer jovem e prolongar a vida

há 13 horas

Mercúrio retrógrado: acalme a ansiedade e venha descobrir a data do próximo

há 14 horas

De boca aberta: é assim que está o mundo com esta terapia que faz o cancro desaparecer (em mais de 50% dos doentes)

há 14 horas

Possibilidade de propagação de um vírus grave alarma a Europa: «cuidado com os queijos», alertam

há 14 horas

Cascais recebe a 3ª edição do torneio DECENIO Green

há 15 horas

Perturbação de Stress Pós-Traumático: especialista explica a condição que levou ao suicídio do guarda-costas de David Beckham

há 15 horas

Além de águas mil, abril pode trazer amores do passado para estes 4 signos

há 16 horas

Se quer descobrir se está a envelhecer com problemas faça o teste da perna: só precisa de 10 segundos

há 16 horas

Este ano a Páscoa é em sua casa? Saiba como não ter de se preocupar com nada 

há 18 horas

Se ainda não comprou o folar da Páscoa, saiba quem voltou

há 18 horas

Óbito: Morreu o poeta, crítico e ensaísta português Fernando J.B. Martinho

há 18 horas

Porto acolhe o XXI Congresso Clínicas Espregueira dias 11 e 12 abril

há 18 horas

Companhia aérea lança recolha para apoiar a UNICEF no suporte ao terramoto em Myanmar

há 18 horas

“ÀMesa com…” está de regresso ao ÀCosta by Olivier com duas novas edições repletas de sabor

há 18 horas

Ator de série da Netflix está em estado grave após contrair infecção

há 19 horas

Nem salmão nem cavala: este é o «peixe do futuro» carregado de minerais e vitaminas

há 19 horas

Osteoblastoma: especialista explica o tumor ósseo raro de que padece o cantor Julio Iglesias

há 19 horas

Foi descoberto o segredo da longevidade de algumas pessoas: os seus netos

há 20 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.