Partilhar

Covid-19. Cartões de crédito “esgotam” no Japão devido às compras online

A pandemia e o confinamento causaram um boom no setor de e-commerce. No Japão o recorde no número de compras online coloca agora em causa o próprio sistema de emissão de números de cartões, tal como explica o jornal The Manichi.

24 Agosto 2020
Forever Young

À medida que mais e mais cartões de crédito estão a ser emitidos enquanto as pessoas no Japão ficam em casa e fazem compras durante esta nova pandemia de coronavírus, as empresas emissoras estão a ficar sem combinações de 16 dígitos para os números de cartão.

A escassez de números surgiu no contexto de um aumento nos pagamentos com cartão de crédito de consumidores que permanecem em casa durante a pandemia, assim como a um aumento repentino no número de cartões emitidos devido à introdução de um novo sistema de recompensas pelo Governo em Outubro do ano passado, que visa promover as transações sem dinheiro físico.

Embora um aumento nas emissões de cartões de crédito seja algo vantajoso para as empresas de cartões, isto representa igualmente um problema.

Existem cerca de 280 empresas de cartão de crédito no Japão, a grande maioria das quais emite cartões com 16 dígitos por serem parceiros de marcas internacionais como Visa, Mastercard e JCB. Os primeiros seis dígitos representam o país, a marca e o tipo de emissor do cartão e outros elementos. Os dígitos restantes são administrados pelas próprias empresas de cartão de crédito e mostram informações como o número da conta e o tipo de inscrição do titular do cartão.

De acordo com a Associação de Crédito ao Consumidor do Japão, o número de cartões de crédito emitidos no país em março de 2019 era de 283 milhões, e o total aumenta cerca de 2% a cada ano. Ao olhar para a quantidade de pagamentos feitos através de métodos de transação sem dinheiro, os cartões de crédito representam 29,9%, dominando desta forma o mercado em comparação com o dinheiro eletrônico, que responde a 3,9%, e com os pagamentos com códigos QR, que representam apenas 0,5% do valor total.

Este aumento no número de titulares de cartões acontece sobretudo devido à expansão do consumo interno após o surto do coronavírus, em conjugação com a campanha do governo para incentivar transações sem dinheiro após o aumento do imposto sobre o consumo em 2019. Os receios são agora que possa existir uma escassez de combinações de dígitos a partir do sétimo dígito em diante.

A indústria não parece igualmente ter sido capaz de resolver o problema da forma mais adequada. Embora tenham existido conversas com uma determinada empresa de cartão há alguns anos para marcar uma reunião interna para discutir a possibilidade de aumentar os dígitos do cartão, a empresa decidiu tomar medidas improvisadas, tais como reutilizar números de cartão de crédito de cartões descontinuados após um certo período após o cancelamento das suas assinaturas. No entanto, tal como explica o The Manichi, existem riscos consideráveis de uso fraudulento associados a esta medida. Uma fonte próxima deste setor explica: “Aumentar o número de dígitos é a única maneira real de lidar com o problema. Provavelmente terá mesmo de existir uma mudança no sentido de aumentar o número de dígitos na primeira metade desta década.”

 

 

Mais Recentes

Pode um casamento provocar depressão? Estes são os sinais a que deve estar atento

há 9 horas

Implemente estes 9 hábitos diariamente e sinta a saúde do seu cérebro melhorar

há 9 horas

Mais do que um luxo, viajar é (para muitos) uma necessidade: descubra os 6 benefícios de fazer as malas e partir

há 10 horas

Já é conhecido o vencedor do Turismo Sustentável de 2024: venha conhecê-lo

há 12 horas

Mommy Makeover: «Um caminho para recuperar o contorno corporal e a autoestima, ajudando as mulheres, e mães, a sentirem-se mais confiantes com o seu corpo», Sofia Carvalho, cirurgiã Plástica e Estética

há 12 horas

Apetece-lhe um hambúrguer para o almoço? Há um novo restaurante que pode ser uma opção

há 14 horas

Está a ser difícil concertar-se no trabalho? Calma, siga estas dicas e não desespere

há 14 horas

Sabia que os batimentos cardíaco podem influenciar a sua longevidade? Descubra aqui de que forma

há 14 horas

Portugal eleito o Melhor Destino de Enoturismo do Mundo

há 15 horas

Óbito: Morreu Liz Hatton, a fotógrafa que impressionou Kate Middleton

há 15 horas

Óbito: Morreu a atriz mexicana Silvia Pinal

há 15 horas

Como manter-se saudável aos 50 anos com dicas essenciais para o bem-estar

há 15 horas

Envelhecer com saúde: «A prevenção otimiza a capacidade funcional, melhora a qualidade de vida e preserva a autonomia do idoso», Sofia Carvalho Pinto, médica Especialista em Medicina Preventiva e Funcional

há 15 horas

Centros de saúde privados vão ter a possibilidade de recusar inscrever utentes que venham do Serviço Nacional de Saúde

há 16 horas

E se existisse um “terceiro estado” entre a vida e a morte? Pesquisa cientifica afirma que tal é verdade

há 17 horas

Sarampo: casos de sarampo aumentam mais de 200%

há 17 horas

Técnica “dos três”: aprenda como rejuvenescer sem recurso ao bisturi

há 1 dia

Lei da atração: descubra de que forma o pode ajudar a ter sucesso

há 1 dia

Usa óculos? Venha descobrir as lentes dinâmicas que se adaptam ao seu estilo de vida

há 1 dia

Se gosta de tamboril vai ter um desgosto: a pesca desta iguaria vai ser proibida

há 1 dia

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.