O padre Joaquim Rodrigues Ventura faleceu num acidente de viação, em Vale de Ourém, informou a Diocese de Leiria-Fátima.
O sacerdote, antigo diretor do Colégio de S. Miguel, em Fátima, nasceu a 04 de fevereiro de 1929, no Juncal; em 1952 foi ordenado na Catedral de Leiria, pelo bispo D. José Alves Correia da Silva.
“No seu longo percurso de exercício do ministério sacerdotal, prestou serviço na Câmara Eclesiástica de Setembro (1952-1953) e no Santuário de Fátima, pároco da Atouguia (1953-1959) e cumulativamente professor de Religião e Moral no Colégio Fernão Lopes, em Vila Nova de Ourém; depois, foi capelão militar, em Santa Margarida e Monte Real (1959 a 1962) e diretor da Pia União de Servitas de Nossa Senhora de Fátima”, refere a nota divulgada online.
A Diocese de Leiria-Fátima recorda o percurso do sacerdote, sublinhando que se dedicou “com paixão ao ensino de qualidade e lutou para que o ensino particular e a escola católica tivessem o devido reconhecimento e apoios públicos e da comunidade”.