<br><br><div align="center"><!-- Revive Adserver Asynchronous JS Tag - Generated with Revive Adserver v5.5.0 -->
<ins data-revive-zoneid="25" data-revive-id="6815d0835407c893664ca86cfa7b90d8"></ins>
<script async src="//com.multipublicacoes.pt/ads/www/delivery/asyncjs.php"></script></div>
Partilhar

Porto de Mós conta a história do 25 de Abril em sete peças de teatro de rua

18 Julho 2023
Forever Young

Anote na agenda

Sete grupos de teatro do concelho de Porto de Mós, distrito de Leiria, vão recordar episódios marcantes da história do 25 de Abril, no 8.º Festival de Teatro de Rua, que decorre de sábado a 05 de agosto.

O projeto é uma parceria entre o município e o grupo Leirena Teatro, que nos últimos cinco meses encenou os sete grupos de teatro amador do concelho para apresentarem este verão episódios do antes, durante e depois da revolução de Abril.

“Claro que vai haver um grupo que tem o dia 25 de abril”, notou o diretor do Leirena, Frédéric da Cruz Pires, mas, exemplificou, “há um grupo que está a trabalhar sobre o cabo de comunicações que foi colocado à noite por Lisboa, tudo feito à socapa, e outro espetáculo é relacionado com o 16 de março [levantamento das Caldas da Rainha]”, e assim sucessivamente, “por ordem cronológica”, até culminar numa peça dedicada à Assembleia Constituinte.

Segundo o diretor artístico do festival, “cada espetáculo vive por si”, mas também “será interessante que uma pessoa possa assistir a todos os espetáculos”.

“De repente, temos aqui uma mistura entre festival de teatro, um teatro pedagógico, um teatro de intervenção, um teatro enquanto processo de mediação”, sublinhou Frédéric da Cruz Pires.

Envolvendo uma centena de atores amadores no conjunto dos sete grupos, o festival revela-se um encontro geracional, com gente nova a conhecer episódios do 25 de Abril e da história de Portugal daquele tempo através do testemunho dos mais velhos.

“Temos grupos com pessoas que tiveram [à época] uma postura de intervenção, temos pessoas que foram soldados, militares que estiveram na Guiné e em Angola”, explicou.

Para esses agora atores amadores de Porto de Mós, ser possível falar do que se passou há meio século “é muito importante”.

“Há muita gente que tem muito para dizer e que guardou durante muitos anos uma mágoa, uma opinião, um pensamento ou até mesmo as próprias emoções e os sentimentos que têm dentro de si e que querem pôr para fora”, realçou o diretor artístico.

O Festival de Teatro de Rua de Porto de Mós revela-se, por isso, “uma troca”, notou Frédéric Pires, porque “o encenador propõe, escuta, joga com o elenco, vê o que o elenco propõe”, até se encontrar “uma reciprocidade entre as partes”.

“E esta questão de quem foi militar poder partilhar é ouro sobre azul, é um conhecimento que se partilha e isso é fundamental. É por isso que o Festival Teatro de Rua é mediação, é intervenção, é pedagogia, um trabalho para a comunidade”, concluiu.

Sempre na Praça da República de Porto de Mós, às 21:30, o festival arranca no sábado com “A sombra”, pelo Teatr’ambu, de São Jorge e, no domingo, o grupo “Um par de cinco”, de Mira de Aire, encena “O povo está com o MFA”.

No fim de semana seguinte, “Os miúdos da serra”, de Alqueidão da Serra, interpretam “O rastilho” no dia 28 de julho, o Trûpego, de Porto de Mós, vai a palco no dia 29 com “Espertina – no final de 72, e o JuncaTeatro, do Juncal, conta a história “Por detrás das armas”, no dia 30.

O Festival de Teatro de Rua de Porto de Mós termina com “Operação fim regime”, do Teatro Olaré, de Serro Ventoso, a 04 de agosto, e “Assembleia Constituinte”, pelo Mendigal, da Mendiga, a 05 de agosto.

Também em Porto de Mós e igualmente integrado nas comemorações dos 50 anos do 25 de Abril, a companhia Leirena está a desenvolver a peça “Ondas da liberdade”. O espetáculo explora a importância da rádio na revolução e tem estreia marcada para abril de 2024.

 

Mais Recentes

Correr na praia: siga estas dicas e saiba como aproveitar este treino de verão em segurança

há 12 horas

Dorme mal? A solução pode estar no prato

há 1 dia

Fungo tóxico da “maldição dos faraós” transformado em arma contra o cancro

há 2 dias

Pouca proteína ao pequeno-almoço pode estar a sabotar os seus lanches: saiba porquê

há 2 dias

Se está com dificuldades em dormir, este smoothie pode ser a solução

há 2 dias

Morangos: benefícios para a saúde e três receitas frescas para o verão

há 2 dias

Saiba como falar com crianças e jovens sobre a morte de figuras públicas

há 2 dias

Saiba quais os três signos com uma aura mágica e misteriosa

há 2 dias

Saiba quais os signos do zodíaco que precisam urgentemente de férias

há 2 dias

Ovos à mesa: descubra os seus benefícios e duas receitas irresistíveis para o dia-a-dia

há 2 dias

Sabia que pode comer o manjerico dos Santos Populares? E faz até bem à saúde

há 2 dias

Pegadas de há 23 mil anos confirmam presença humana nas Américas antes da última Idade do Gelo

há 2 dias

O cérebro sabe antes de si: exame revela se vai envelhecer mais depressa

há 2 dias

Estudo revela que consumo de cannabis duplica risco de morte por doença cardiovascular

há 3 dias

A forma das folhas influencia a velocidade com que caem das árvores, conclui estudo

há 3 dias

Picada de abelha: sabe quando é inofensiva e quando pode ser fatal?

há 3 dias

Quer escolher a melhor meloa ou melancia? Estes truques vão ajudá-lo

há 3 dias

Em direto: Cerimónia de entrega dos Prémios Marketeer

há 3 dias

Hipocondria cresce na era digital e torna-se um desafio para a saúde mental, alerta psicóloga do Hospital Lusíadas Monsanto

há 3 dias

Moscas em casa neste verão? Papel de alumínio pode ser a solução (natural) que procura

há 3 dias

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.