Partilhar

O que prefere comprar? Um produto low-cost novo ou um “produto de marca” em segunda mão?

Será que a sua resposta em linha com a maioria dos portugueses.

25 Julho 2023
Sandra M. Pinto

Embora o mercado de segunda mão esteja a crescer, com 63% dos portugueses a indicarem já terem o hábito de comprar produtos usados – sobretudo na Internet e bens de marca por um preço mais baixo –, nestes tempos de diminuição do poder de compra, o low-cost novo parece estar a conquistar a escolha dos consumidores.

Segundo o Observador do Consumo Low-Cost 2023, um estudo realizado pelo Cetelem – marca comercial do BNP Paribas Personal Finance, quando confrontados com a escolha entre estas duas opções, 62% dos europeus afirmam preferir comprar um produto novo low-cost do que um “produto de marca” em segunda mão.

A nível geográfico, a tendência é mais notória nos países do sul da Europa – Portugal (82%), Espanha (77%) e Itália (75%), sendo também mais vincada em termos etários entre os consumidores mais velhos (65%), com idades entre os 50 e 75 anos.

Para esta escolha contribui o facto de os portugueses terem atualmente uma imagem satisfatória do mercado low-cost, atribuindo-lhe uma avaliação média de 6,8 pontos em 10 (vs 6,5 em média europeia), o que mostra, por um lado, que este já não é rejeitado; e por outro, que também ainda não é elogiado, existindo margem para melhorar.

Esta impressão de um sentimento “misto” evidencia-se também quando atentamos aos pormenores e aos valores associados ao conceito low-cost.

Ambiente e Direitos Humanos: motivos de preocupação no consumo low-cost

As questões éticas, como o respeito pelo ambiente e pelos direitos humanos e laborais fazem hoje parte do conjunto de critérios que os consumidores têm em conta antes de fazerem qualquer aquisição. Na compra de produtos ou serviços low-cost o processo não é diferente, com muitos a levarem em consideração estas variáveis.

Neste contexto, 58% dos consumidores acreditam que as empresas low-cost respeitam os direitos humanos, 55% referem que estão em sintonia com os seus próprios valores e 53% que se desenvolvem respeitando o ambiente ou pagando aos fornecedores e trabalhadores de forma justa. Já no que respeita a produtos e serviços de baixo custo, 51% consideram que as empresas são transparentes em relação às matérias-primas utilizadas.

No entanto, apenas 1 em cada 10 destes consumidores afirmam ter a certeza de que estas entidades cumprem totalmente com estes critérios, com os restantes a indicarem que cumprirão parcialmente. Por outro lado, cerca de metade dos consumidores inquiridos afirmam que estes produtos e serviços têm impacto ambiental (50%) e social (44%) negativo.

Esta avaliação do mercado do low-cost, apesar não ser muito negativa, aparenta assinalar que os consumidores acreditam haver espaço para uma evolução deste mercado, adotando práticas mais coerentes com as atuais tendências, expectativas e preocupações

Mais Recentes

Tradição e sofisticação sentam-se à mesa de Páscoa do Capítulo Restaurant & Bar

há 17 horas

Opinião: «Dia Mundial Atividade Física – saúde e atividade física»,

há 18 horas

Refúgio familiar com sabor, conforto e diversão na Páscoa

há 19 horas

Carbonara Day: saiba onde saborear os melhores pratos

há 21 horas

Tradição da tasca portuguesa e modernidade dos cortes de carnes maturadas: é assim o Retasco

há 22 horas

Brunch buffet e diversão garantida para toda a família: mais uma sugestão para a Páscoa

há 2 dias

La Mafia se sienta a la mesa lança cocktails primaveris e harmonizações de autor

há 2 dias

Salutem junta-se à Corrida Sempre Mulher

há 2 dias

Mama Loves Easter: um brunch de Páscoa para toda a família

há 2 dias

Celebre a Páscoa com experiências memoráveis em Portugal, no Brasil e em Itália

há 2 dias

Pode não ser fácil mas faz bem: conheça os benefícios de um duche gelado

há 3 dias

Dicas simples e rápidas para retirar o excesso de sal do bacalhau

há 3 dias

Nem todos os dias, nem todos os meses: é esta a periodicidade com que deve limpar os ouvidos

há 3 dias

Envelhecer é inevitável, mas ficar “velho” é uma escolha: vida após os 60 anos

há 3 dias

Nunca se esqueça: estas são as 5 coisas que o vão ajudar a proteger a sua saúde

há 3 dias

5 coisas que precisa de saber sobre a importância de ser uma pessoa autêntica

há 3 dias

Com este truque alemão elimine as manchas de humidade e o mofo das paredes

há 3 dias

Especialista recomenda estes três produtos da Mercadona para tratamento da pele

há 3 dias

Como bloquear chamadas indesejadas e por um fim ao spam

há 3 dias

Nem banana, nem maçã: esta é a fruta que deve comer diariamente se quiser ter cabelos fortes

há 3 dias

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.