Partilhar

Malta prepara-se para uma celebração histórica da diversidade e do orgulho

Venha daí participar

9 Agosto 2023
Sandra M. Pinto

O Europride é a celebração mais esperada e emblemática da comunidade LGBTQ+ na Europa. Com uma tradição que remonta há quase três décadas, este evento anual tornou-se o símbolo da diversidade, inclusão e orgulho para pessoas de todas as orientações sexuais e identidades de género.

Este ano, de 7 a 17 de setembro e sob o lema “Equality from the Heart”, a ilha de Malta será o destino anfitrião deste festival cheio de cor, alegria e reivindicação, acolhendo milhares de visitantes que lutam pelos direitos LGBTQ+ e reforçam os laços de solidariedade em toda a Europa. Isto será possível graças ao apoio do Governo de Malta e do Secretariado Parlamentar para as Reformas e a Igualdade, que apoiam e promovem a igualdade LGBTIQ+.

De acordo com o Gabinete de Direitos Humanos das Nações Unidas, Malta é considerada referência em termos de direitos LGBT, o que a torna pioneira na implementação de políticas inclusivas. Por isso, esta nova edição do Europride 2023 promete ser uma experiência inesquecível e uma plataforma de sensibilização para os desafios que a comunidade LGBTQ+ ainda enfrenta; e realizar-se-ão uma série de eventos como concertos, exposições e conferências que vão garantir a diversão de todos os participantes.

Uma agenda de eventos para celebrar a diversidade e o orgulho

A 7 de setembro, a cerimónia de abertura do Europride 2023 terá lugar no Pjazza Tritoni, em Valletta. A noite será encabeçada por uma atuação especial de NETTA, a artista israelita que cativou o público com o seu estilo único e a sua voz poderosa. Desde a sua vitória no Festival Eurovisão da Canção em 2018 com a canção “Toy”, NETTA tornou-se um ícone para a comunidade LGBTIQ+ e a sua presença na Cerimónia de Abertura promete um espetáculo inesquecível.

Outro destaque dos eventos da semana é a Noite da Eurovisão, que terá lugar a 15 de setembro. Os fãs do festival da canção poderão desfrutar de uma noite mágica com atuações da vencedora da Eurovisão de 2014, Conchita Wurst, Katrina, conhecida pelo seu êxito “Walking on Sunshine”, e The Roop, representantes da Lituânia na Eurovisão.

No entanto, a verdadeira emoção chegará a 16 de setembro com o desfile pelas ruas de Valletta. Esta marcha não será apenas uma marcha, mas sim uma declaração de amor, igualdade e inclusão, em que os participantes se juntarão corajosamente para expressar orgulhosa e publicamente a diversidade de orientações sexuais e géneros, a fim de familiarizar a sociedade com a dignidade das sexualidades e de a aceitar como algo natural.

A marcha terminará o seu percurso no The Granaries (Floriana), onde a grande Christina Aguilera estará à espera no palco. O seu talento e apoio inabalável à comunidade LGBTIQ+ fazem dela a escolha perfeita para este incrível evento que celebra a diversidade, a igualdade e a inclusão.

No entanto, não é apenas o ritmo da música que tornará estes dias especiais. Para além dos eventos mencionados, haverá uma série de exposições de arte, incluindo uma no dia 7 de setembro no Spazju Kreattiv. A exposição, subordinada ao tema “O vento sopra ondas em todas as direções”, abordará as experiências e os desafios enfrentados pelas pessoas LGBTIQ+ ao longo da costa mediterrânica, que se estende por 46 000 km e 22 países. Utilizando os contextos maltês e tunisino como bases paralelas, artistas e ativistas de 11 países irão refletir sobre o passado, o presente e o futuro, bem como sobre a comunidade e as suas próprias identidades, com temas recorrentes de resistência, expressão de género e libertação sexual.

Amor, respeito e união em Gozo

As ansiosamente aguardadas celebrações do Europride 2023 também chegarão à ilha de Gozo, na sequência do êxito retumbante da Parada do Orgulho do ano passado. No dia 9 de setembro, o desfile terá lugar nas ruas de Victoria, onde os participantes percorrerão a capital da ilha como um símbolo de união e igualdade.

No final, haverá um concerto encabeçado pela famosa banda Versatile Brass. Além disso, o palco será partilhado por mais de 20 artistas, incluindo Michela, Ryan Hili, Pamela, Aidan, Amber, entre outros. A música e a dança fundir-se-ão num espetáculo acompanhado pelas companhias de dança Kinetic Dance Company e YADA Dance Company, que colaboram com a Yada Academy Gozo, assegurando que todos estarão imersos numa atmosfera de festa e dança.

Em suma, o Europride 2023 em Malta promete ser um evento histórico, cheio de amor, respeito e união, onde pessoas de todos os cantos do mundo se reunirão para celebrar a igualdade e a diversidade.

 

Mais Recentes

Este hábito comum entre os condutores portugueses dá multa: podem ter de pagar até 20 mil euros (em Espanha)

há 36 minutos

«Asteroide com o tamanho da Estátua da Liberdade pode colidir com a Terra atingindo estes países», revela a NASA

há 49 minutos

Óbito: Morreu o químico Francesco Rivella, conhecido como “Pai da Nutella”

há 2 horas

Esta coleção celebra a feminilidade com peças elegantes e versáteis

há 2 horas

Capítulo Restaurant & Bar apresenta nova carta e uma nova seleção de cocktails de autor

há 3 horas

Opinião: «HPV e fertilidade: infeção afeta ambos os sexos», Catarina Marques, ginecologista

há 3 horas

Sonha com umas férias na neve? Conheça as melhores estâncias de esqui com voos a partir de Portugal

há 3 horas

Romance gráfico premiado internacionalmente chega agora a Portugal

há 3 horas

Se quer festejar o “Carnaval mais Português de Portugal” esta pode ser uma opção

há 3 horas

Autoridades alertam: «este produto de higiene que tem em casa pode dar resultado positivo em testes de alcoolemia»

há 3 horas

“Usado, bom estado ou como novo”: aprenda a ler a linguagem das compras em segunda mão

há 4 horas

“Sexopausa”: venha descobrir como funciona o desejo sexual nas mulheres durante a menopausa

há 5 horas

Até ao fim do mês de fevereiro estes 3 signos vão ser abençoados com muita sorte (e dinheiro)

há 5 horas

Quer poupar energia em casa e reduzir a fatura energética? Siga estas 6 dicas

há 5 horas

Óbito: Morreu Paquita la del Barrio, ícone da música mexicana

há 5 horas

Saiba o que fazer se deixou passar o prazo para comunicar às Finanças as mudanças no seu agregado familiar

há 6 horas

Com a passagem de uma nova depressão, autoridades colocam 10 distritos nacionais sob aviso amarelo

há 6 horas

Higiene intima feminina: «Quando o tema são as brumas intimas, a recomendação é não usar», Mónica Gomes Ferreira, especialista em obstetrícia e ginecologia

há 6 horas

De que marca é o seu carro? Citroën imobiliza 236 mil automóveis devido a airbags defeituosos

há 6 horas

Especialistas pedem inclusão das doenças neurológicas no regime especial de comparticipação

há 6 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.