O Portal é constituído por duas áreas distintas: uma pública, que permite consulta imediata apenas com a matrícula da viatura e alguns dados da viagem e do condutor, e uma privada, que requer a criação de conta no site, para condutores que já receberam um aviso de falta de pagamento.
Ambos os processos são intuitivos, rápidos na resolução, e abrangem todas as autoestradas do país.
O Portal permite a regularização de vários processos, através do pagamento por multibanco ou por cartão de crédito, de forma cómoda e segura.
As situações mais comuns são as seguintes:
- Passei na Via Verde sem identificador (dispositivo eletrónico);
- Passei numa Portagem Eletrónica – Pórticos/EX-SCUT sem identificador (dispositivo eletrónico);
- Recebi um aviso para pagar passagens em Portagens;
- Recebi uma carta da Autoridade Tributária por falta de pagamento de Portagens;
- Tenho uma Fatura de Portagem porque não paguei no momento;
- Utilizei a Assistência Rodoviária e tenho uma fatura por pagar.
Criado em 2015, o Portal foi pensado, não apenas para os condutores nacionais, mas também para os condutores que visitam o nosso país e que não são aderentes da Via Verde.
Para isso, o site está disponível em diferentes idiomas, tais como espanhol, inglês e francês, com todas as informações e passos necessários à regularização de processos.
Para evitar situações como as acima descritas, a Via Verde tem disponíveis no site várias modalidades de adesão, adequadas a utilizadores frequentes ou apenas ocasionais.
https://www.youtube.com/watch?v=ndjpWtofDPM
(artigo originalmente publicado no site Automonitor)