<br><br><div align="center"><!-- Revive Adserver Asynchronous JS Tag - Generated with Revive Adserver v5.5.0 -->
<ins data-revive-zoneid="25" data-revive-id="6815d0835407c893664ca86cfa7b90d8"></ins>
<script async src="//com.multipublicacoes.pt/ads/www/delivery/asyncjs.php"></script></div>
Partilhar

Centro de acolhimento em freguesia lisboeta encerra no final do mês

8 Setembro 2023
Forever Young

Saiba mais

O centro de acolhimento de emergência na freguesia lisboeta de Campolide, criado em março de 2022 para acolher refugiados ucranianos e que passou a apoiar cidadãos timorenses, vai encerrar em 30 de setembro, revelou hoje a câmara, avança a Lusa.

“O processo de transição está a ser gerido pela Câmara Municipal de Lisboa em articulação estreita com o ACM – Alto Comissariado para as Migrações e o SEF – Serviço de Estrangeiros e Fronteiras”, informou à agência Lusa fonte do gabinete do presidente da autarquia, Carlos Moedas (PSD).

A mesma fonte indicou que a vereadora dos Direitos Humanos e Sociais, Sofia Athayde (CDS-PP), “tem estado a acompanhar em permanência a situação com as entidades responsáveis e a associação que está encarregue de gerir o espaço”, entre as quais a Vitae – Associação de Solidariedade e Desenvolvimento Internacional e a Cruz Vermelha Portuguesa.

Neste momento, o centro de acolhimento de emergência em Campolide, instalado num pavilhão desportivo da Polícia Municipal de Lisboa, está a apoiar “cerca de 75 pessoas”, de acordo com o município, sem referir se são apenas cidadãos timorenses.

Num requerimento entregue na quinta-feira ao presidente da Câmara de Lisboa, a vereadora do BE, Beatriz Gomes Dias, questionou a decisão de encerrar em 30 de setembro a resposta às pessoas timorenses que estão no centro de acolhimento de emergência em Campolide e que alternativas estão a ser dadas a estes cidadãos.

“A notícia da retirada das pessoas timorenses que estão no centro de acolhimento de emergência da Câmara Municipal de Lisboa a partir de 30 de setembro é muito grave e pode significar que todas elas irão aumentar o número de pessoas em situação de sem-abrigo que não para de aumentar desde a tomada de posse de Carlos Moedas”, declarou a vereadora do BE.

Beatriz Gomes Dias afirmou que, “apesar do número de vagas insuficiente para o número de pessoas a precisar de apoio, desde setembro de 2022 que mais de 75 pessoas timorenses foram acolhidas no pavilhão da Polícia Municipal em Campolide”, referindo que a informação sobre o encerramento deste espaço foi dada “sem qualquer alternativa de recolocação ou apoio”.

Em outubro de 2022, o BE entregou uma proposta para a criação de um projeto municipal de acolhimento de emergência “ITA HOTU HAMUTUK – todos juntos”, para apoio e acompanhamento das pessoas timorenses que tinham chegado nos últimos seis meses à cidade de Lisboa, através da disponibilização de condições de habitação, trabalho, saúde e educação.

Passado quase um ano, a proposta do BE ainda não foi votada pelo executivo municipal e “nada foi feito até à data” sobre a criação de um projeto municipal de acolhimento de emergência, apontou Beatriz Gomes Dias.

De acordo com o BE, chegaram a Portugal milhares de pessoas timorenses à procura de um trabalho digno para melhorar as suas vidas e dos seus familiares, sendo que Lisboa é apontada como o município que tem o maior número de cidadãos de Timor-Leste.

Muitas das pessoas timorenses chegaram ao país com uma promessa de trabalho e expectativas de uma vida melhor e “foram abandonadas sem qualquer alternativa de alojamento, trabalho e condições de subsistência”, recordou o BE.

A falta de trabalho em Timor-Leste provocou um êxodo de trabalhadores jovens, com Portugal a tornar-se um dos principais destinos, com muitos a aproveitarem-se de condições de entrada mais fáceis do que as de outros países.

Esta procura levou ao aparecimento de agências e de anúncios a tentar enganar jovens timorenses, a quem foram cobradas quantias avultadas com a promessa de trabalho ou vistos.

Em 18 janeiro de 2023, a ministra Adjunta e dos Assuntos Parlamentares, Ana Catarina Mendes, revelou que o Alto Comissariado para as Migrações (ACM) identificou quase 1.400 timorenses em situação de vulnerabilidade em Portugal, em que perto de 500 permaneciam em alojamentos coletivos.

 

Mais Recentes

Celebre o verão com um brunch e acesso diário à piscina: tudo neste hotel

há 8 horas

Opinião: «Hiper-realistas, bebés reborn podem ser confundidos com bebés reais: brinquedo ou apoio emocional?», Alberto Lopes, neuropsicólogo/hipnoterapeuta

há 8 horas

5 dicas essenciais para vender os seus produtos em segunda mão

há 8 horas

Médico de Família: «O seu médico, sempre presente», Deolinda Chaves Beça, médica de família

há 9 horas

Água termal, temperatura a 30ºC e sem paredes: estas são as únicas termas ao ar livre em Portugal (continental)

há 9 horas

«Não use estes medicamentos; se usados em excesso, pode ter efeitos semelhantes aos da cocaína», alerta especialista

há 9 horas

Acabaram-se as picadas de agulha dos diabéticos: este invenção controla a glicemia com mais precisão

há 10 horas

Este é o “café mais bonito do mundo”: turistas fazem fila para entrar e um café pode custar 13 euros

há 10 horas

Para conhecer já hoje: estes são os 8 benefícios da masturbação

há 10 horas

Faça com que as almofadas e os travesseiros durem mais tempo: ponha em prática este truque

há 11 horas

Procure imediatamente o médico se sentir estas dores

há 11 horas

Água com gás: é ou não saudável?

há 11 horas

Se já passou dos 50: jamais coma estes alimentos à noite

há 12 horas

Projeto Universitário Contra o Cancro: como falar com jovens adolescentes?

há 12 horas

Esta é razão que leva a barriga a fazer barulho quando está vazia

há 13 horas

Nunca mais deite fora esta parte da cenoura: é um bônus para a saúde

há 13 horas

Óbito: Morreu o apresentador espanhol Manuel Torreiglesias

há 14 horas

Microplásticos inalados desativam células do sistema imunitário pulmonar

há 14 horas

4% da população adulta em Portugal sofre de uma doença mental grave

há 14 horas

Primeiro transplante de bexiga do mundo realizado com sucesso nos Estados Unidos

há 15 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.