Partilhar

Trânsito: Rua da Prata em Lisboa vai deixar de permitir circulação automóvel

Sabia?

21 Setembro 2023
Forever Young

A Câmara de Lisboa quer que a Rua da Prata, em obras desde dezembro, passe a ser interditada ao trânsito automóvel e seja dedicada à acessibilidade pedonal e ciclável e à circulação do elétrico, anunciou o executivo, avança a Lusa.

“Estando a terminar a obra, nós pensamos: O que é que vamos fazer a seguir? […] o nosso propósito é reforçar a acessibilidade pedonal, reforçar a acessibilidade ciclável e pensar nesta rua como uma rua que tem essa dimensão mais forte. Vai continuar a ter pelo menos o elétrico, porque é necessário”, declarou o vice-presidente da Câmara de Lisboa, Filipe Anacoreta Correia (CDS-PP), que tem o pelouro da Mobilidade.

O autarca falava na Rua da Prata, no âmbito do lançamento do BICI – Bloomberg Initiative for Cycling Infrastructure, programa promovido pela Bloomberg Philanthropies e pela Global Designing Cities Initiative, que pretende melhorar as ligações escolares através da mobilidade ativa e a conectividade da rede ciclável da cidade.

Lembrando que a Baixa de Lisboa já tem uma via exclusivamente pedonal, que é a Rua Augusta, Filipe Anacoreta Correia disse que a Rua da Prata “será mais uma” em que “a mobilidade pedonal e a mobilidade suave serão reforçadas”.

“É esse o nosso objetivo, é nisso que estamos a trabalhar, mas com uma preocupação e uma abordagem que, de alguma forma, também não era habitual. […] É que as soluções não são impostas. São testadas, são dialogadas e, portanto, nós fazemos como na ciclovia testamos uma solução, vamos ver como é que todos os atores reagem e qual é o resultado, mas a nossa expectativa, realmente, é ter esta ligação ao rio reforçada deste meio”, defendeu.

O vice-presidente da câmara reforçou que o compromisso do executivo é fazer cidade através do diálogo com as pessoas, “com soluções que são o mais razoáveis possíveis dentro das várias pretensões”.

A Rua da Prata encontra-se fechada ao trânsito na sequência das chuvas intensas que ocorreram em dezembro de 2022 e que provocaram um abatimento nas paredes do coletor, exigindo uma intervenção urgente do município para executar os trabalhos de reparação do troço afetado.

Aproveitando a celebração da Semana Europeia da Mobilidade, que se assinala desde 2002, anualmente, de 16 a 22 de setembro, o vice-presidente da câmara destacou a preocupação do executivo de responder a “uma velha aspiração de quem anda de bicicleta”, que é ligar o Marquês de Pombal ao rio Tejo por via ciclável.

“Durante muitos anos foi objeto de muita discussão e nós queremos mostrar esse compromisso fazendo um teste”, apontou o autarca, referindo-se ao ensaio de uma ciclovia no Rossio, “não apenas para testar as pessoas que andam de ciclovia, mas perceber também como é que a cidade se comporta face àquela reserva de espaço […], desde logo como é que o trânsito também se comporta”.

“Se o teste resultar, não se preocupem, nós vamos mudar o pavimento, o pavimento vai ser o apropriado à condução por bicicleta”, adiantou.

Apesar de não se comprometer com prazos, Filipe Ancoreta Correia prevê que a obra na Rua da Prata termine em novembro, referindo que esta via está há vários meses fechada e os empresários têm sofrido com este encerramento devido à intervenção nos coletores de saneamento.

Na terça-feira, na reunião da Assembleia Municipal de Lisboa, o presidente da Câmara de Lisboa, Carlos Moedas (PSD), disse que está a testar novas ciclovias na cidade, inclusive na zona do Rossio, o que para o partido Livre “não é um teste a sério”.

Mais Recentes

Dormir com ou sem lingerie: qual destas opções faz melhor à saúde da mulher?

há 8 horas

Tenha o cabelo que sempre sonhou, mais forte e brilhante: basta incluir estes alimentos na sua rotina

há 8 horas

Parecem blocos de gelo: estes são os signos das pessoas mais “frias”

há 9 horas

Está na altura de procurar as velhas cassetes VHS: pode ter em casa um tesouro sem saber

há 10 horas

Certamente já ouvir falar em chia, mas será que conhece todos os benefícios para saúde?

há 10 horas

Todos gostamos de flores, mas importa saber as que são mais indicadas para ter em casa: descubra-as aqui

há 11 horas

Nem ambientadores nem velas: o truque simples dos hotéis para deixar a casa de banho sempre a cheirar bem

há 11 horas

Estas são as 5 fraudes bancárias mais comuns em Portugal: saiba como as evitar

há 12 horas

Ainda está a trabalhar? Faça uma pausa e vá descobrir o novo menu deste restaurante

há 13 horas

Diga adeus à sapateira: conheça o truque simples (e muito criativo) para organizar os sapatos em casas pequenas

há 14 horas

Opinião: «Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica e o transplante de células estaminais de cordão umbilical», Andreia Gomes, BebéVida

há 15 horas

Óbito: Morreu John Prescott, antigo vice-primeiro-ministro do Reino Unido

há 15 horas

Há uma nova depressão a caminho de Portugal: chama-se Bert e vai afetar estas regiões do país

há 15 horas

Infarmed manda retirar já do mercado estes produtos para o cabelo: esta é a razão (que deve conhecer)

há 16 horas

Se está reformado saiba quanto vai aumentar a sua pensão já em janeiro

há 16 horas

Microplásticos: novo plástico reciclável e degradável no oceano pode ajudar a acabar com este problema

há 16 horas

INEM: privatizar socorro pré-hospitalar, sim ou não?

há 16 horas

Metanol: que substância é esta que matou 5 turistas no Laos?

há 16 horas

Todos queremos parecer mais confiantes. Consiga-o seguinte estes conselhos

há 1 dia

Montepio Associação Mutualista promove Mercadinho Solidário em Lisboa

há 1 dia

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.