Saber mais. Viver melhor. 55+
<br><br><div align="center"><!-- Revive Adserver Asynchronous JS Tag - Generated with Revive Adserver v5.5.0 -->
<ins data-revive-zoneid="25" data-revive-id="6815d0835407c893664ca86cfa7b90d8"></ins>
<script async src="//com.multipublicacoes.pt/ads/www/delivery/asyncjs.php"></script></div>
Partilhar

Ator de “Morangos com Açúcar”, que sofreu depressão profunda, revela como ultrapassou a doença

10 Outubro 2023
Sandra M. Pinto

No âmbito do Dia Mundial da Saúde Mental.

No âmbito do Dia Mundial da Saúde Mental, que se assinala hoje, dia 10 de outubro a campanha “Viva! Para lá da Depressão” apresenta o testemunho na primeira pessoa do ator e humorista Tiago Castro, que sentiu na pele o impacto desta doença. Esta é uma iniciativa que pretende promover a saúde mental e quebrar o estigma associado à doença mental em Portugal, em especial a depressão.

Conhecido pela sua interpretação de Crómio na série juvenil “Morangos com Açúcar”, Tiago Castro recorda neste seu testemunho a depressão profunda que viveu durante os anos que se seguiram ao término das gravações da série e durante a época em que viveu em Nova Iorque e a respetiva superação do problema.

Após o seu regresso a Portugal, teve a ajuda e acompanhamento de um psicoterapeuta e psiquiatra. A seu tempo fez mudanças no seu estilo de vida e implementou novos hábitos que contribuíram para o seu bem estar e que o levaram a dar novamente um rumo à sua vida.

“É com orgulho que participo na campanha, até porque me identifico bastante com o seu propósito. Acredito que é preciso sensibilizar e desmitificar o tema da saúde mental. Sinto que ainda existe algum tabu e, portanto, falar da depressão com leveza e sem vergonha pode ajudar outras pessoas que estejam a passar pelo mesmo”, afirma Tiago Castro. “O conselho que posso dar é que procurem ajuda, alimentem a chama de viver com atividades que vos façam felizes e acima de tudo façam delas uma prioridade”, acrescenta o ator.

A entrevista do ator, está disponível no website da campanha, onde fala sobre o seu percurso profissional, a implicações que o sucesso teve na sua saúde mental e a importância de ter iniciativa, procurar ajuda e redefinir as prioridades que contribuam para uma vida mais feliz.

Lançada em 2022, a campanha conta com o contributo de vários especialistas de renome do panorama nacional, partilhando conselhos dirigidos à população. “Viva! Para lá da Depressão” possui ainda um website, onde estão disponíveis diversos conteúdos sobre saúde mental e conselhos que poderão ajudar na superação da depressão. Entre podcasts, vídeos e artigos, os conteúdos envolvem os vários especialistas, nas suas diversas áreas de especialidade, como psiquiatria, cuidados de saúde primários, psicologia, nutrição e exercício físico, entre outras, enquanto áreas complementares essenciais para o sucesso do tratamento da depressão.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) dedica este ano o Dia Mundial da Saúde Mental ao tema “As nossas mentes, os nossos direitos” e lembra que a saúde mental é um direito humano básico para todos. Todas as pessoas, quem quer que sejam e onde quer que estejam, têm direito ao mais alto padrão possível de saúde mental. Isto inclui o direito de ser protegido contra riscos de saúde mental, o direito a cuidados disponíveis, acessíveis, aceitáveis ​​e de boa qualidade, e o direito à liberdade, independência e inclusão na comunidade. A OMS defende também que ter um problema de saúde mental nunca deve ser motivo para privar uma pessoa dos seus direitos humanos ou para excluí-la das decisões sobre a sua própria saúde.