Trabalhar depois dos 50 anos? Estas 5 dicas vão ajudar a assegurar o seu sucesso

Perceba de que forma se deve ajustar ao atual mercado de trabalho

Para todos aqueles com mais de 50 anos o mercado de tradicional de trabalho tornou-se nos últimos meses ainda mais desafiante, muito por culpa da pandemia provocada pela Covid-19. A crise sanitária devastou a economia e milhares de empregos. Muitos destes simplesmente não vão voltar.

Grande parte das empresas anunciaram despedimentos ou encerram portas nestes últimos meses. Tudo isto dificulta a procura por um novo emprego. Especialmente para a mão-de-obra mais envelhecida e experiente.

[Leia também: Será que é realmente feliz no seu trabalho? Conheça aqui os fatores mais importantes]

Para muitas destas pessoas esta será a altura de repensar o seu futuro profissional, conseguindo identificar de que forma aquilo que desejam fazer se ajusta à nova realidade. Uma das principais mudanças trazidas pela pandemia foi o trabalho remoto e virtual. É agora exigido a um qualquer trabalhador que consiga funcionar segundo esta nova realidade. Dominar as ferramentas online e estar confortável com a ideia de nem sempre ter um escritório são aspetos fundamentais.

Conheças agora outras 5 dicas e estratégias essenciais que podem ajudar qualquer trabalhador com mais de 50 anos a encontrar sucesso no mercado de trabalho.

 

  1. Aprenda um novo skill

Atualmente aprender algo novo é mais fácil do que nunca. Existem online diversas opções, cursos e tutoriais que vão permitir que domine um novo tópico que seja relevante para o seu futuro empregador. Perceba quais os softwares mais utilizados na área em que deseja trabalhar e vá ao encontro de formação que o ajude a perceber as ferramentas mais usadas.

Procure curso que ofereçam certificações que possa depois colocar no seu CV. Nunca é tarde para aprendermos novos skills e cada vez mais será necessária uma aprendizagem constante para assegurar que nos mantemos relevantes.

 

  1. Adote o trabalho remoto/virtual

Os trabalhadores mais envelhecidos não são certamente nativos digitais. Não cresceram com a internet, nem com as principais tecnologias que dominam a atualidade. Como tal é natural que se possam sentir menos confortáveis a utilizar algumas das ferramentas que agora caracterizam o modelo de teletrabalho.

Sendo assim é fundamental que procure perceber como funciona o trabalho remoto/virtual e quais as ferramentas mais populares. A maior parte destes softwares e serviços são extremamente intuitivos e rapidamente vão se tornar familiares para si.

 

  1. Defina os seus objetivos de vida e profissionais

Seja especifico. Como quer viver o resto da sua vida? Pretende encontrar um caminho que assegure que recebe um salário adicional sem ter já que trabalhar tantas horas num escritório? Pretende trabalhar junto de pessoas mais novas? A que tema se deseja dedicar?

Reflita sobre todas estas questões. Ter um plano bem definido irá simplificar as suas escolhas e assegurar uma maior motivação. Vai ganhar um novo propósito que dará um renovado sentido aos seus dias.

Atualmente não precisa de ficar constrito à sua geografia. Através das novas tecnologias é possível gerar vastas redes de contatos (por exemplo através do LinkedIn) que podem “abrir portas” a novas possibilidades de trabalho que realmente estejam alinhadas com os seus objetivos de vida.

 

  1. Junte-se a comunidades que permitam expandir a sua “rede”

Deve sempre procurar juntar-se a outras pessoas e comunidades que possam contribuir para o seu sucesso profissional. Seja de forma presencial ou online, estes tipos de interações são fulcrais. Uma forte rede de contatos significa que mais facilmente se lembrarão de si quando surgir uma oportunidade que se adeque ao seu perfil.

Procure associações profissionais, áreas especificas de expertise ou simplesmente pessoas que partilhem um interesse comum. É fácil e gratuito juntar-se à maior parte destas comunidades. De resto, sempre que possível procure obter recomendações de pessoas no seu perfil de LinkedIn que consigam ajudar a estabelecer a sua reputação no mercado de trabalho.

 

  1. Comece um negócio online

Atualmente é mais fácil do que nunca começar um negócio online. Sobretudo se tiver algum hobbie ou um gosto em particular para criar certas peças, pode conseguir vender esses artigos online. Existem inúmeras plataformas de comércio online que permitem vender artigos. Em alternativa pode igualmente utilizar as redes sociais para vender os seus artigos. Independentemente de serem peças de arte, artigos de roupa ou merchandising, o mais provável é que consiga fazer algum dinheiro extra desta forma.

 

 

[Leia também: Covid-19. 5 trabalhos (pagos) que pode desempenhar sem sair de casa]

 

 

Ler Mais