A Universidade da Beira Interior (UBI), na Covilhã, coordena um projeto europeu que pretende formar alunos e graduados em diversas áreas e promete “moldar o futuro dos cuidados de saúde”, avança a Lusa.
O projeto – denominado Health2Innovation – é cofinanciado pela União Europeia em cerca de 1,5 milhões de euros e visa melhorar as competências digitais, verdes, empreendedoras e interdisciplinares, através de diferentes eixos de intervenção.
“Este é um projeto que promete impactar positivamente o setor de saúde europeu e moldar o futuro dos cuidados de saúde. O Health2Innovation não é apenas uma parceria, mas uma promessa de inovação e crescimento”, sublinhou hoje a instituição, num comunicado enviado à agência Lusa.
Segundo a UBI, o Health2Innovation “tem a clara missão de inspirar, orientar, treinar e capacitar” estudantes e pessoas já formadas em Ciências Biomédicas, Medicina, Negócios, Engenharias e Tecnologias de Informação e Comunicação.
A formação vai ser ministrada através de um curso avançado, mas também vai ser desenvolvida uma plataforma de aprendizagem digital e uma aplicação móvel, tal como um campo de treino de inovação em saúde e um programa de aprendizagem em áreas de saúde inovadoras.
“O foco desta capacitação estará na saúde digital, literacia de dados, inteligência artificial, cibersegurança, biotecnologia e economia circular, assim como nas habilidades empreendedoras, digitais e sustentáveis”, acrescentou, na mesma nota, a instituição de ensino superior sediada na Covilhã, distrito de Castelo Branco.
O projeto resulta de uma parceria entre 14 entidades de 12 países europeus e conta com a colaboração de “uma rede diversificada de especialistas” de instituições de ensino, centros de investigação, incubadoras, organizações não-governamentais e empresas.
A primeira reunião do grupo de trabalho está agendada para esta quinta-feira, na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da UBI.