Consciente desta problemática, no contexto do Dia Mundial da Poupança, assinalado a 31 de outubro, a Paynest, plataforma de bem-estar financeiro, destinada a empresas, que permite aos colaboradores serem pagos de forma flexível e melhorarem a sua literacia financeira, partilha cinco dicas para gerir o salário de forma sustentável:
1. Criar um orçamento: Fazer uma lista de todas as despesas e rendimentos de forma a compreender o que está a acontecer ao dinheiro e poder começar a geri-lo de forma responsável. Para isso, devem estabelecer-se metas de gastos mensais em categorias como habitação, alimentação, transporte, ou lazer;
2. Destinar parte do salário a poupanças: Desta forma não só será possível evitar compras por impulso que, muitas vezes, levam a adquirir coisas desnecessárias e fazem derrapar o orçamento, como será ainda possível garantir que em situações inesperadas existe capacidade de resposta;
3. Planear gastos sazonais: Antecipar despesas sazonais, como impostos sobre os veículos, quotas de condomínio, entre outras, para que estes gastos não se acumulem num único momento. Adicionalmente, pode ser vantajoso antecipar períodos festivos para tirar partido de campanhas promocionais e evitar aumentos de preços. Assim, outubro é uma boa altura para começar a fazer as primeiras compras de Natal;
4. Investir em educação financeira: Procurar fontes de informação financeira como livros, podcasts ou newsletters, é uma forma de investir o tempo no desenvolvimento de literacia financeira e, deste modo, saber tomar decisões mais ponderadas a longo prazo;
5. Procurar o aconselhamento de profissionais: Na dúvida sobre como fazer uma gestão responsável do salário, perante dificuldades financeiras ou objetivos complexos, considerar procurar orientação de um coach financeiro. Este poderá fazer um aconselhamento especializado e personalizado face a cada situação.