Partilhar

Será que está com a pessoa certa? Eis os sinais a que deve estar mais atento

Nem sempre é fácil ter a certeza de que encontrámos um parceiro de vida ideal. Perceba quais são os pontos fulcrais que deve procurar assegurar.

20 Junho 2023
Sandra M. Pinto

Não existe nada semelhante a uma vida conjugal perfeita. Independentemente do quão próximas duas pessoas possam parecer, a verdade é que continuam sempre a ser dois indivíduos distintos que têm necessidades e vontades próprias.

Para que uma relação seja bem sucedida é fundamental que se respeite este “espaço”, estas diferenças. À medida que a convivência evolui também o desenvolvimento pessoal de cada um tem que acontecer. É assim essencial aceitar o outro tal como ele é, não o tentando transformar e apreciando todos os pequenos detalhes da sua personalidade.

Quando duas pessoas conseguem fazer este exercício, então o mais provável é que se estabeleça uma relação incrivelmente saudável, capaz de melhorar a existência de cada. A confiança, o compromisso, o respeito e a comunicação são os pilares essenciais que devem ser cuidados e reforçados de forma a garantir o bem-estar de uma relação.

Eis alguns dos principais sinais que podem evidenciar se está numa relação com a pessoa certa.

 

  1. Pode ser quem é, sem receios

É provável que esteja familiarizado com alguns tipos de relações nas quais um dos parceiros domina por completo toda a dinâmica. Exige atenção constante e irá manipular para obter o que deseja. Ao contrário desta situação, quando estamos numa relação verdadeiramente positiva, os dois membros do casal tendem a possuir uma “força” semelhante. Não existe medo nem receio de que as suas palavras e ações possam ofender o outro. A verdade é expressa de uma forma natural. Ambos estão confortáveis com a sua forma de ser.

Sendo certo que, por vezes, podem não concordar em certos aspetos, a verdade é que raramente estão preocupados com possíveis críticas ou julgamentos. Sabem que podem discutir de uma forma respeitosa e construtiva, sem tentar envergonhar ou magoar o outro.

 

  1. Partilham o mesmo tipo de valores essenciais

É fundamental que ambos partilhem alguns tipos de valores comuns. As ideias e princípios fundamentais sobre a vida devem ser semelhantes. A visão que têm sobre o futuro também. O facto de partilharem objetivos comuns é também um excelente sinal, pois significa que irão passar uma vida a explorar em comum coisas que ambos apreciam e ambicionam. Uma visão partilhada de futuro é determinante para o sucesso futuro de um qualquer relacionamento.

 

  1. As diferenças são respeitadas

No fundo, isto significa que existe espaço para que cada um continue a viver de alguma forma a sua identidade própria. Apesar do projeto comum de vida e de uma visão de futuro partilhada, um casal saudável é aquele que continua a permitir que ambos explorem interesses e atividades fora da relação, que não são necessariamente partilhados. Nem tudo tem que ser vivido em comum. Isso acabará por ser algo sufocante. É este crescimento e desenvolvimento individual que irá permitir continuar a trazer algum tipo de “frescura” à relação.

 

  1. A sua relação é um “work in progress”

As coisas estão sempre em constante mudança. Nada permanece igual durante muito tempo. Uma relação saudável é aquela que compreende esta situação e que se vai conseguindo adaptar às mais diversas circunstâncias. Saber lidar conjugalmente com a mudança é determinante. O objetivo será sempre continuar a assegurar que a relação se mantém satisfatória para ambos os membros do casal, mesmo durante os momentos mais desafiantes.

 

  1. Confia no seu parceiro

A pessoa certa irá continuar a provar que é alguém honesto, com princípios, de confiança e que se mantém presente. São sinceros sobre quem são e sobre o que desejam. Não escondem as suas emoções. Isto não significam que não possam existir erros ou falhas, no entanto este tipo de confiança é essencial para assegurar o conforto e segurança da relação. É necessário estar com alguém que não irá esconder as suas vontades e que se manterá sempre o mais “transparente” possível.

 

 

 

 

Mais Recentes

«Este é o signo que tem maiores hipóteses de se tornar milionário», revela estudo

há 3 horas

Nunca compre estas coisas em segunda mão

há 6 horas

Jamais tenha a tentação de guardar estas coisas na casa-de-banho

há 7 horas

A água lava tudo, ou quase: jamais a use para limpar estes objetos

há 7 horas

Em forma depois dos 50 anos: ponha em pratica estas dicas

há 7 horas

Middlemist Vermelha: conheça a flor mais rara do mundo (só existe em dois países)

há 8 horas

Coma apenas um pedaço desta fruta por dia e acrescente anos à sua vida

há 8 horas

Quase 4.500 euros é quanto custa este hambúrguer: o mais caro do mundo

há 8 horas

Especialistas alertam: «não consuma este tipo leite; é um dos mais prejudiciais»

há 8 horas

Óbito: Morreu o socialista João Cravinho

há 9 horas

Há uma razão clara para Trump adorar palhinhas de plástico; e não tem nada a ver com sucção

há 9 horas

Nutricionistas revelam a última coisa que comem e bebem antes de dormir: algumas surpreendem

há 9 horas

Este objeto doméstico comum em todas as casas atrai (mesmo) as baratas

há 9 horas

Ralph Fiennes surpreende com transformação corporal ‘incrível’ aos 62 anos

há 9 horas

Acabou-se a discussão: as 6 regras para colocar a louça na máquina de lavar

há 10 horas

Turismo: reclamações sobem 24% no primeiro trimestre

há 11 horas

Memórias de infância, portugalidade e influências asiáticas: conheça a nova carta do chefe Ricardo Costa

há 11 horas

Autenticidade, hospitalidade e bem-estar de excelência: conheça o “novo” Vilalara

há 11 horas

Aproveite a Páscoa e experimente fazer uma escapadinhas de autocaravana

há 12 horas

5 erros que se cometem ao tomar Ozempic (ou Wegovy) e que podem sabotar os resultados

há 12 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.