No entanto, nem tudo o que brilha [na publicidade] é ouro. Seguem-se sete dicas para conseguir verdadeiras pechinchas.
1. Seja qual for o desconto, direitos são direitos/Não importa o desconto, os direitos mantêm-se
Seja na Black Friday ou em qualquer outro dia, os consumidores merecem produtos que durem. Na Europa, existe uma garantia legal, mesmo em produtos com desconto. Isto significa que, se um secador de cabelo ou qualquer outro produto apresentar um defeito, o consumidor terá direito a uma substituição ou um reembolso por até, pelo menos, dois anos após a compra.
2. Mudou de opinião? Nas compras online isso não é um problema
Quando faz compras online, a conveniência de experimentar produtos na loja não está disponível. Quer se trate de um par de calças ou de uns auriculares, conseguir o ajuste perfeito é uma preocupação. Para resolver isso, o consumidor tem a liberdade de devolver o que comprou no prazo de 14 dias, sem que precise de se justificar. Sugerimos que comunique a sua decisão ao comerciante por escrito, como, por exemplo, por e-mail. No entanto, tenha a noção de que determinadas compras, como viagens reservadas online, produtos perecíveis, como alimentos, e artigos personalizados, como joias gravadas, podem não ser elegíveis para devolução.
3. Somente pagamento antecipado? Não, obrigado
As lojas online são livres de escolher os métodos de pagamento que oferecem. No entanto, -é importante que informem os consumidores sobre os métodos de pagamento disponíveis antes de a encomenda ser finalizada. Lojas que oferecem apenas a modalidade do pagamento antecipado devem ser vistas com cautela. Se houver um problema com o artigo, na pior das hipóteses, o dinheiro desaparecerá e as hipóteses de recuperá-lo serão extremamente pequenas. Saiba que, de acordo com a legislação europeia, não podem ser cobradas taxas adicionais para métodos de pagamento comuns, como cartões de débito, cartões de crédito, débitos diretos SEPA e transferências SEPA.
4. Uma arma secreta: o estorno
A Black Friday traz consigo bons negócios, mas infelizmente também ofertas duvidosas. O que muitas pessoas não sabem é que o cartão de crédito tem uma arma secreta associada. Se o consumidor escolher este meio como forma de pagamento, em alguns casos poderá cancelar o pagamento, por
exemplo, se o valor for debitado duas vezes ou mesmo se tiver sido alvo de uma fraude. O primeiro passo, deve ser sempre tentar esclarecer o assunto junto do vendedor. Se a tentativa falhar, os consumidores deverão contactar o respetivo banco para iniciar o chamado procedimento de estorno.
5. Bom demais para ser verdade: cuidado com aquele casaco super barato
Já se deparou com uma loja online que promete roupas a preços inacreditavelmente baixos, com cada item disponível num arco-íris de cores? Essas notificações pop-up de descontos parecem segui-lo por toda a parte e insistem que essas pechinchas só estão disponíveis naquele dia ou que o produto desaparecerá num piscar de olhos. É bem possível que esta loja pratique dropshipping, algo que é legítimo, mas que pode trazer desvantagens para os consumidores. Em geral, estes produtos são provenientes do Extremo Oriente, o que pode gerar complicações, caso seja necessário devolvê-los. Por outro lado, as normas de segurança europeias nem sempre são respeitadas, razão pela qual as mercadorias podem até ser perigosas para a saúde.
6. As lojas online usam táticas de “quase esgotados” para pressioná-lo
Numerosas lojas online usam afirmações como “quase esgotado”, “outras dez pessoas têm este produto no carrinho de compras” ou “restam apenas três unidades”. Esta abordagem deliberadamente manipuladora é conhecida como “padrões obscuros” e visa persuadir os compradores online a comprar. Mas até que ponto pode uma oferta ser boa se nem tem tempo para pensar sobre ela? Qualquer pessoa que reconheça “padrões obscuros” como estes não permite que eles a apressem a tomar uma decisão. E, se o produto estiver realmente esgotado, quem sabe se não vai encontrar um muito melhor noutro lugar.
7. A calma é amiga do ambiente
Esta última dica pode parecer óbvia, mas não deve ser subestimada. A Black Friday não representa apenas bons negócios, mas também uma cultura do descartável e um aumento das emissões de gases com efeito de estufa devido ao dióxido de carbono libertado pela entrega das encomendas online. A
Black Friday é um dia bastante sombrio para o meio ambiente. Por isso sugerimos o seguinte: Por cada artigo que ficar em stock, ganha o ambiente e a sua carteira também.