<br><br><div align="center"><!-- Revive Adserver Asynchronous JS Tag - Generated with Revive Adserver v5.5.0 -->
<ins data-revive-zoneid="25" data-revive-id="6815d0835407c893664ca86cfa7b90d8"></ins>
<script async src="//com.multipublicacoes.pt/ads/www/delivery/asyncjs.php"></script></div>
Partilhar

De que forma pode a Medicina Tradicional Chinesa ajudar a minimizar os efeitos das doenças reumáticas no Inverno?

22 Novembro 2023
Sandra M. Pinto

Nas Clínicas Pedro Choy ajudamos a quem sofre com algum tipo de doença reumática a enfrentar o frio durante o inverno, atenuando as dores e outros sintomas que tendem em piorar com as baixas temperaturas.

Denomina-se por reumatismo as várias doenças distintas que agridem ossos, articulações, cartilagens, músculos, aponevroses, tendões, ligamentos, podendo também comprometer diversos órgãos do corpo humano, como os rins, o coração, os pulmões, o intestino, a pele e o próprio cérebro. A doença pode acontecer em qualquer idade, havendo maior incidência em mulheres acima dos 50 anos.

As doenças reumáticas mais conhecidas são: osteoartrose, artrite reumatoide, gota, lúpus, febre reumática, fibromialgia, tendinite, bursite e diversas patologias da coluna vertebral, incluindo as que causam dor ciática, tais como as hérnias discais.

Quem sofre de reumatismo pode apresentar dor, calor (ou frio) nas articulações, inchaço, rigidez, falta de força, contracturas, cãibras, lesões de pele, dor de cabeça, queda de cabelo, unhas fracas, fadiga, emagrecimento ou obesidade, depressão, angustia, insónia, e há até quem tenha febre. Este cenário tem particular incidência no inverno, uma vez que o frio pode agravar os sintomas, daí que se recomende um maior cuidado aos portadores de doenças reumáticas nos meses mais frios, pois este provoca uma constrição da circulação sanguínea, assim como a contração de tecidos, tendões, músculos e articulações. Em zonas onde a temperatura corporal é menor, como pés e mãos, principalmente no caso de um mau funcionamento circulatório, a constrição provocada pelo frio vai dificultar a dinâmica vascular e potenciar ou agravar cenários de dor.

Algumas dicas para se precaver de agravamentos de sintomas passam por uma alimentação equilibrada e rica em cálcio e vitamina D (salmão, atum, iogurte, queijo), apanhar sol sempre que possível, fazer exercício físico com regularidade (pequenas caminhadas todos os dias, por exemplo), manter o peso controlado em um nível saudável e reduzir o consumo de álcool e nicotina. Manter-se agasalhado, especialmente nas extremidades do corpo e consumir bebidas quentes ao longo do dia também são práticas simples que ajudam a precaver uma pior sintomatologia.

Na doença reumática, onde existe dor e inflamação, a acupuntura será anti-inflamatória e analgésica, promovendo a melhoria da sintomatologia da doença reumática, mesmo sendo autoimune. Além disso, a acupuntura consegue melhorar e/ou regularizar muitas das funções orgânicas que podem estar desequilibradas energeticamente que levaram ao aparecimento da patologia, revertendo o evoluir da doença. Outros aspetos que contribuem para agravar a doença reumática, tais como o stress e a ansiedade, a acupuntura também será benéfica, promovendo o bem-estar físico e mental.

O lúpus e a artrite reumatoide são alguns exemplos de doenças reumáticas autoimunes. No sistema imunitário, a acupuntura pode melhorar e equilibrar a ação dos mecanismos imunitários, regulando assim a sua função e controlando a doença.

Os tendões e ligamentos são outra das estruturas que muitas vezes estão afetadas nas doenças reumáticas, como acontece com as tendinites. Quando existe patologia destes tecidos é sempre importante estimular a energia do Fígado, promovendo assim uma recuperação mais célere. A Medicina Tradicional Chinesa entende que o Fígado, outro dos órgãos energéticos principais, tem a missão de sustentar e influenciar a atividade dos diversos músculos e tendões. Além da sua atividade estar associada à produção de substâncias que ajudam a reparar os tendões, os ligamentos e os músculos, o Fígado tem também um papel no fornecimento de glicose aos tecidos musculares durante o esforço, que lhes dá a energia e a vitalidade necessárias à realização deste.

Já nos casos em que os sintomas incidem mais nos ossos e articulações, a Medicina Tradicional Chinesa acredita que o órgão energético Rim, é aquele que tem uma influência mais significativa na saúde dos mesmos. É por isso que se usa a expressão “o Rim rege os ossos” para descrever o seu papel na saúde do sistema esquelético, onde para se tratar uma doença que envolva ossos e articulações, é necessário estimular a energia do Rim.

A Medicina Chinesa e a Acupunctura vão proporcionar um maior controlo da doença, maior mobilidade e mais vitalidade para que possa viver melhor durante esta estação.

Mais Recentes

Óbito: Morreu o fisiculturista Nikita Tkachuk

há 13 minutos

«Se quer diminui o risco de doenças cardíacas vá para cama a esta hora», revela estudo

há 14 minutos

Hidroginástica: benefícios para a saúde

há 34 minutos

Opinião: «Obesidade – a doença do “sim, mas…”», Gil Faria, cirurgião

há 54 minutos

Com as temperaturas a aumentar, mantenha-se fresco: dicas, texturas leves e aromas revitalizantes

há 1 hora

Villas, casas e chalets: 6 portos de abrigo para férias com serviço de luxo

há 2 horas

Para miúdos e graúdos: seja uma “Rock Star” por um dia

há 3 horas

Mitos e verdades sobre a saúde das pernas: o que precisa mesmo de saber

há 3 horas

Autoridades fazem um apelo: «não deixe estes objetos na bagageira do seu carro»

há 3 horas

Cães e gatos destas raças têm maior probabilidade de ter excesso de peso

há 4 horas

Congelar pão em papel alumínio: é melhor parar se quer que ele fique crocante

há 4 horas

Deve cortar as unhas ao seu gato? 6 cuidados essenciais antes de tomar essa decisão

há 4 horas

Três dias de vinho, gastronomia, música e experiências imperdíveis: saiba onde e não perca

há 5 horas

Esquizofrenia: campanha dá rosto à doença e mostra que viver com autonomia é possível

há 5 horas

Elevando o luxo: companhia aérea revela novas melhorias na Primeira Classe

há 5 horas

Nem amêndoas nem avelãs: este é o fruto seco que ajuda a baixar o colesterol

há 5 horas

Dia Mundial da Esofagite Eosinofílica: «Doença crónica afeta funções vitais como comer e beber», Armando Peixoto, gastrenterologista

há 6 horas

Entrevista: «Cancro do esófago é um tumor maligno que corresponde ao 7.º cancro mais frequente a nível mundial, Anabela G Barros, oncologista

há 6 horas

Octant Évora abre as portas da Enoteca: uma experiência enogastronómica única no Alentejo

há 21 horas

Bebidas energéticas contêm um ingrediente que acelera o desenvolvimento de cancro no sangue

há 22 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.