Investigadores da Universidade de Cambridge, em Inglaterra, e da Universidade de Fudan, na China, descobriram que pessoas com mais de 45 anos precisam de dormir sete horas de sono para manterem uma boa saúde.
O estudo, publicado na revista Nature Aging, analisou os dados genéticos de 500 mil voluntários, com idades compreendidas entre os 38 e os 73 anos, sendo que 94% eram caucasianos. Os indivíduos submeteram-se a uma série de questões relacionadas com os seus hábitos de sono, saúde mental e bem-estar geral, e ainda à realização de testes cognitivos.
Os cientistas chegaram à conclusão de que «quem dormia sete horas diárias tinha melhores resultados nos testes de velocidade de processamento de informação, de atenção visual, de memória e de resolução de problemas».
Mas há mais, já que estas pessoas apresentaram menos sinais de ansiedade e depressão.
De acordo com o estudo, «a área do cérebro que foi afetada pela duração do sono dos voluntários denomina-se de lobo temporal, a estrutura onde se localiza o hipocampo, considerado o centro da nossa memória».
«Ter uma boa noite de sono é importante em todas as fases da vida, mas especialmente à medida que envelhecemos», refere Barbara Sahakian, professora do Departamento de Psiquiatria da Universidade de Cambridge.