Partilhar

Nova unidade de investigação junta 500 especialistas de universidades portuguesas

Três unidades de investigação da Universidade do Porto e uma da Universidade da Beira Interior vão fundir-se numa só que, reunindo mais de 500 investigadores, pretende encontrar novas soluções para doenças cardiovasculares, degenerativas e inflamatórias.

22 Janeiro 2024
Forever Young

O RISE-Health resulta da fusão das duas unidades de investigação da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, (o CINTESIS e a UnIC), de uma do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (o MedInUP) e outra da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade da Beira Interior (CICS-UBI), avança a Lusa.

Num comunicado conjunto, os coordenadores das instituições esclarecem que, no final deste ano, a nova unidade de investigação integrará “mais de 500 doutorados” com competências na investigação clínica e de translação, na saúde digital e inteligência artificial, nas biotecnologias e na inovação biomédica, na saúde da comunidade e na investigação em enfermagem

“Fruto da vontade estratégica unânime dos seus respetivos coordenadores e através de um notável esforço de articulação gestionária e complementaridade científica entre os investigadores destas quatro unidades, desta inédita fusão irá decorrer um natural incremento de massa crítica, além de proporcionar maiores sinergias”, realçam.

A unidade de investigação irá centrar-se na “procura de novos conhecimentos e soluções inovadoras” relativamente às doenças cardiovasculares, degenerativas e inflamatórias, que são “causas maiores de mortalidade e de morbilidade em Portugal”.

O RISE-Health ficará sediado na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) e será coordenado por Fernando Schmitt, docente da FMUP.

A unidade terá polos de gestão em quatro unidades orgânicas da Universidade do Porto (ICBAS, Faculdade de Farmácia, Faculdade de Medicina Dentária e Faculdade de Nutrição), bem como 10 polos em cinco universidades públicas (Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Universidade do Algarve, Universidade de Aveiro, Universidade da Beira Interior e Universidade da Madeira) e em duas universidades privadas (Universidade Fernando Pessoa e Universidade Portucalense).

A unidade permitirá “envolver ativamente” quatro escolas médicas e três escolas de enfermagem.

“O RISE-Health pretende ainda vir a ser um bom exemplo de desenvolvimento sustentável do sistema científico nacional, apresentando-se como uma solução inovadora, eficiente e complementar ao modelo preconizado, nos finais dos anos 80, por Mariano Gago”, afirmam.

Em 2025, está previsto o processo de avaliação dos Laboratórios Associados, sendo que o laboratório RISE deverá ser extinto e dar lugar a uma nova entidade, designada de RISE-LA, que tem como objetivo “vir a constituir-se no maior laboratório associado na área da medicina clínica e da saúde em Portugal”.

Mais Recentes

Proteja a sua casa da energia de vizinhos tóxicos e negativos: quer saber como?

há 7 horas

O novo ano está mesmo a chegar e são estes os signos que vão ganhar muito dinheiro em 2025

há 8 horas

Arts Hotel Porto inaugura exposição coletiva de pintura

há 9 horas

Por pouco mais de 1 euro adeus ao suor e ao mau cheiro. Mas despache-se: já há filas na Mercadona à procura deste desodorizante maravilha

há 9 horas

WhatsApp anuncia nova função para transcrever áudios: saiba como a ativar

há 9 horas

O significado da capa “framboesa” e do vestido preto da Rainha Letizia no retrato barroco de Annie Leibovitz

há 9 horas

A marca coreana de cuidados para a pele mais viral do TikTok já chegou a Portugal

há 9 horas

O melhor ‘Lip Gloss’ está na Mercadona: por 4 euros consiga uns lábios maiores e mais brilhantes

há 9 horas

Capital Verde Europeia 2026 é portuguesa

há 10 horas

Óbito: Morreu Jim Abrahams, realizador de Aeroplano ou Aonde é que Pára a Polícia?

há 11 horas

Óbito: Morreu John Tinniswood, o homem mais venho do mundo

há 12 horas

Óbito: morreu o farmacêutico Joaquim Chaves, fundador da Joaquim Chaves Saúde

há 12 horas

Cancro da próstata: testemunho de José Graça, vice-presidente da Associação Portuguesa de Doentes da Próstata

há 12 horas

Celebre o Natal em grande: se fizer a sua reserva nestes restaurantes até dia 30 de novembro tem 15% de desconto

há 12 horas

Sonha com a altura em que pode ir para a reforma? Saiba que nestes países pode reformar-se bem mais cedo do que em Portugal

há 12 horas

Cancro da próstata: «À medida que a esperança média de vida aumenta, observa-se um aumento da incidência e da mortalidade», Rui Diniz, oncologista

há 12 horas

«Réveillon inesquecível» é a garantia do Lisbon Marriott Hotel para a última noite do ano

há 13 horas

Johnson & Johnson Innovative Medicine Portugal junta-se ao IPO do Porto para estudar doentes da próstata em estadios precoces da doença

há 13 horas

A Padaria Portuguesa tem cá uma lata! E com ela dá música aos clientes

há 13 horas

O robot de cozinha mais completo e avançado regressa ao Lidl e está 150 euros mais barato

há 13 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.