Envelhecemos desde o momento em que nascemos, mas nem todos o fazemos da mesma maneira. Embora a longevidade dependa aproximadamente 20% da genética, o resto deve-se a fatores ambientais como hábitos de vida, alimentação, descanso, stress, entre outros.
A ciência já provou que o envelhecimento pode ser retardado e alguns especialistas acreditam nisso, tratando o envelhecimento como uma doença.
Entre os fatores que desempenham um papel cada vez mais relevante no envelhecimento saudável estão os suplementos . Não existe uma pílula que garanta uma vida mais longa, mas um estilo de vida saudável, que inclui, entre outras coisas, suplementos dietéticos, ajuda a envelhecer melhor.
Para a neurocirurgiã Sonia Tejad «os pilares para viver melhor e retardar o envelhecimento são o exercício físico, a nutrição, evitar toxinas, suplementos, otimização hormonal, sono , controle do stress, saúde neurocognitiva e biomarcadores de longevidade». Em relação à suplementação, refere que «há anos que estão incluídos na pirâmide alimentar».
A nutricionista Chiara Corradetti acredita que «os suplementos são uma das estratégias mais poderosas para melhorar a qualidade de vida. O alimento chega à corrente sanguínea, ou seja, tem acesso aos órgãos, tecidos, células, o que é muito bom para nos protegermos do exterior mas precisamos de ter mais cuidado com o que acontece dentro de nós, pois se o interior não estiver saudável, isso reflete-se».
Especialista em dermocosmética, Fran Dieguez afirma que «se o corpo não tiver uma base sólida fornecida por nutrição e suplementos adequados os produtos para a pele não poderão sustentar a saúde e a beleza da pele a longo prazo. Os suplementos são como uma base sólida, essenciais para apoiar e maximizar os benefícios da rotina de cuidados com a pele».
Todos salientam que os suplementos são um suporte fundamental para o estilo de vida, ou seja, não fazem milagres se não forem tomados dentro de uma estratégia de cuidados 360º.
A oferta de suplementos está a aumentar, por isso a escolha pode não ser fácil.
Os especialistas recomendam antioxidantes e vitamina D para a prevenção dos danos causados pelo sol e manutenção de níveis adequados de vitamina D, essencial não só para a formação óssea, mas também para o sistema imunológico. Mas uma análise médica pode ser muito útil para personalizar estas recomendações. Além disso, o colágeno hidrolisado estimula o colágeno tipo I e III, melhorando a aparência e a hidratação da pele.
Obter aconselhamento especializado é essencial para obter os melhores resultados com os suplementos, pois o que funciona para uma pessoa, pode não funcionar para outra.