Partilhar

Telecomunicações: setor soma mais de 10 mil reclamações. Subida de 14%.

O Portal da Queixa recebeu, em 2023, mais de dez mil reclamações dirigidas às operadoras de telecomunicações, um crescimento de 14%, face a 2022.

26 Janeiro 2024
Sandra M. Pinto

Mau funcionamento do serviço, reajuste de valores e cobrança indevida foram os principais motivos de insatisfação dos consumidores. A Nowo e a Vodafone foram líderes no volume de reclamações por cada 1000 clientes. E se este mês, o setor já soma mais de 300 ocorrências, esperam-se mais reclamações em fevereiro, mês em que a Meo, a Nos e a Vodafone vão aumentar os preços em 4.3%.

É dos setores mais reclamados e a tendência voltou a confirmar-se em 2023. As telecomunicações foram alvo de milhares de queixas no ano passado, ultrapassando o número de ocorrências de 2022.

De acordo com uma análise do Portal da Queixa, foram registadas na plataforma 10.320 reclamações dirigidas às operadoras de TV, Net e Telefone, um aumento na ordem dos 14%, em comparação com o período homólogo. Em 2022, foram publicadas 9.057 queixas.

O principal motivo de reclamação dos consumidores está relacionado com o funcionamento do serviço, a gerar 32% do total de queixas apurado. Já na origem de 17% das reclamações estão os reajustes de valores e as cobranças indevidas que absorvem 10% das queixas. Já os problemas com o atendimento recolhem 8% das ocorrências registadas no Portal da Queixa.

Segundo aferiu a análise, entre as marcas com maior volume de reclamações por 1000 clientes, está em primeiro lugar a Nowo (2.7), seguida da Vodafone (2.2), a Meo (2.0) e, por último, a NOS (1.9).

Performance do setor na resolução das queixas

Perante os problemas que lhes são reportados, os indicadores no Portal da Queixa revelam que das quatro entidades analisadas, a NOS, a MEO e a Nowo são as que registam os melhores Índices de Satisfação (acima dos 75 pontos em 100) e altas taxas de resposta e solução. Sobressai com níveis de performance mais baixos, a operadora Vodafone, com um Índice de Satisfação pontuado pelos consumidores de 43 em 100, porém, com taxas de resposta e solução de 99,9%.

Recorde-se que, as operadoras de telecomunicações Meo (Altice Portugal), NOS e Vodafone Portugal vão aumentar os serviços em 4,3% a partir de fevereiro, em linha com a taxa de inflação de 2023, de acordo com informação disponível pelas marcas.

Mais Recentes

Qual é o seu grupo sanguíneo? Saiba o que ele pode revelar sobre a sua personalidade

há 8 minutos

Nem sempre é tarefa fácil, mas com estas dicas retirar manchas (e odor) de suor vai ser mais simples

há 2 horas

Transforme o seu dia: tenha estas 7 plantas em casa e sinta o seu humor melhorar assim como o bem-estar

há 2 horas

Nem bicarbonato, nem detergente: este é o truque caseiro para limpar e deixar o seu forno a brilhar

há 3 horas

Este é o ingrediente com menos calorias para temperar a salada (não falamos do azeite)

há 3 horas

Diga adeus ao botão do WhatsApp para enviar áudios: há um novo para responder mais rapidamente às mensagens de voz

há 3 horas

Compulsão alimentar periódica: conheça o transtorno alimentar mais desconhecido

há 4 horas

Estes exercícios diários de apenas 4 minutos reduzem o risco de ataque cardíaco, sobretudo em mulheres acima dos 45 anos

há 4 horas

Burnout: o sentimento de fadiga extrema intensifica-se nas últimas semanas do ano e estas são as razões

há 4 horas

Uma boa noticia para os amantes de chocolate: estudo assegura que o amargo está associado a um menor risco de diabetes

há 5 horas

Saúde pélvica: «É preciso compreender os problemas associados ao pavimento pélvico durante o inverno», revela estudo

há 5 horas

Já sonha com as férias de verão? Esta companhia aérea tem novas rotas e 400 mil lugares adicionais para que possa escolher

há 5 horas

“Sozinho no Lidl” tem estreia marcada para o dia 18 de dezembro numa loja perto de si

há 5 horas

O Pai Natal ganhou uma ajuda importante para encontrar os presentes perfeitos

há 5 horas

Do clássico ao contemporâneo: restaurantes Olivier oferecem menus exclusivos para celebrar a Passagem de Ano

há 5 horas

Uma viagem de bem-estar para toda a família, é a oferta desta recém inaugurada unidade hoteleira

há 6 horas

Se não tem o hábito de reciclar pilhas conheça os 5 argumentos de acordo com os quais o deve passar a fazer

há 6 horas

Cancro da mama: medicamento para o crescimento do cabelo interrompe a alopecia devido à quimioterapia

há 6 horas

Viagens: número de passageiros nos aeroportos nacionais sobem para 61 milhões

há 6 horas

Se é funcionário público esta decisão do Governo interessa-lhe. diz respeito a descanso extra

há 6 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.