A passagem do tempo é inexorável, mas há uma coisa que acontece muito antes de chegarmos à velhice: perdemos rapidamente a capacidade de gerar energia, o que começa a ser consideravelmente percetível a partir dos 40 anos.
O poder de gerar energia perde-se antes da força. As pessoas que conseguem manter a sua potência têm uma esperança de vida mais longa e, portanto, é seguro dizer que o treino focado na potência é legitimamente um tipo de exercício antienvelhecimento.
A palavra potência pode levar a pensar em atletas de elite, mas os seus benefícios são enormes no dia a dia de qualquer pessoa.
Ela vai permitir que se façam muitas das coisas de que se gosta durante muito mais tempo. Para as pessoas que adoram ver-se bem, o treino de força também ajudará o corpo a parecer mais forte e saudável, ou tonificado
O treino específico para melhorar a sua potência faz com que a tabela típica de, por exemplo, 3 séries de 10 repetições com exercícios que atingem diferentes grupos musculares pode não ser a mais eficaz.
Deve basear os seus treinos em exercícios que envolvam grandes grupos musculares, como exercícios compostos, e tentar fazer os movimentos o mais rápido possível.
A aceleração é a chave: levantamentos olímpicos, lançamentos de medicine ball, saltos de caixa, kettlebell… As opções são inúmeras, mas como sempre, coloque-se nas mãos de um profissional para que a escolha do exercício e do tipo de execução seja adequada a si.