Mariana Caldeira é a primeira psicóloga portuguesa a assinar um livro totalmente dedicado à realidade das famílias tóxicas, um tema que, devido a uma cultura que ainda sacraliza a família, tem sido marginalizado.
Com uma narrativa longe de julgamentos e com espaço para a reflexão e validação de experiências individuais, esta obra é indispensável para todos os que procuram reconstruir o amor próprio, quebrar ciclos tóxicos, compreender como funcionam os gatilhos emocionais e os mecanismos de defesa e como se podem estabelecer limites para garantir uma vida com mais equilíbrio e saúde mental.
«Este livro vai ajudar-te a encontrar um sentido para tudo o que experienciaste. Não vamos apontar dedos. Muito pelo contrário, vou dar-te voz e espaço para que sintas que tens importância», salienta a autora.
Numa sociedade onde expressões como «à família perdoa-se tudo», «enquanto estiveres na minha casa, quem manda sou eu» e «tudo o que faço é para teu bem» são comuns, Mariana Caldeira destaca-se por ser pioneira em desconstruir estas crenças enraizadas e a apontar caminhos, baseados na ciência e na sua experiência clínica, para a reconstrução do «eu» e de uma realidade mais saudável.
Através de exemplos e exercícios práticos, Mariana Caldeira oferece aos leitores a oportunidade de se conhecerem melhor e de recuperarem o bem-estar emocional e psicológico, assumindo o controlo das próprias vidas. Esta é uma obra essencial para compreender o que se passa dentro de nós e das nossas casas.