<br><br><div align="center"><!-- Revive Adserver Asynchronous JS Tag - Generated with Revive Adserver v5.5.0 -->
<ins data-revive-zoneid="25" data-revive-id="6815d0835407c893664ca86cfa7b90d8"></ins>
<script async src="//com.multipublicacoes.pt/ads/www/delivery/asyncjs.php"></script></div>
Partilhar

Congresso internacional dedicado a José Afonso acontece em outubro

11 Abril 2024
Forever Young

Um congresso internacional para discutir “a prática musical” e a “intervenção cívica” do músico José Afonso vai acontecer em outubro em Setúbal, revelou a Associação José Afonso.

O congresso está marcado para 26 e 27 de outubro, no Fórum Municipal Luísa Todi, e a organização espera que seja “uma oportunidade, até hoje inédita, de amplo cruzamento de vários saberes sobre o percurso de José Afonso”, numa altura em que se assinalam os 50 anos do 25 de Abril.

Além disso, a associação quer “estimular a localização e recolha de documentação e material fonográfico relacionado com José Afonso para posterior preservação”.

Ainda sem programa oficial anunciado, estão previstas conferências, comunicações, “sessões testemunhais”, exposições e concertos e a espera-se que reúna tanto “especialistas dedicados ao estudo das várias facetas” da obra de José Afonso, como “colaboradores e amigos do cantor”.

Entre os temas a abordar no congresso estão a intervenção política de José Afonso antes e depois do 25 de Abril de 1974, “o impacto dos anos de Moçambique”, “os aparelhos repressivos”, as “influências culturais e filosóficas” ou ainda “a mulher na obra de José Afonso”.

A comissão organizadora integra responsáveis da Associação José Afonso, do Instituto de História Contemporânea, da câmara municipal de Setúbal e do Instituto de Etnomusicologia.

José Afonso nasceu em 1929, em Aveiro, e morreu em 1987, em Setúbal, cidade se encontram sepultados os seus restos mortais.

A obra do cantautor tem estado a ser reeditada, em acordo com a família, num plano editorial que se iniciou em 2021 e que se prolongará pelos próximos dois anos, disponibilizando álbuns que há muito estavam indisponíveis no mercado e que atestam o percurso lírico e musical do compositor.

Neste plano editorial foram reeditados, por exemplo, o disco de estreia na editora Orfeu, “Cantares do Andarilho” (1968), e também “Cantigas do Maio” (1971), “Venham Mais Cinco” (1973) e “Com as Minhas Tamanquinhas” (1976).

Autor de “Grândola, Vila Morena”, uma das canções escolhidas para senha do avanço das tropas, na Revolução de Abril de 1974, José Afonso morreu em 23 de fevereiro de 1987, de esclerose lateral amiotrófica, diagnosticada cinco anos antes.

Em 2020, o ministério da Cultura abriu um processo de classificação da obra de José Afonso, mas, até dezembro passado, estava por concluir, porque nem todos os proprietários permitem uma avaliação dos bens e materiais fonográficos, segundo informações divulgadas no final de 2023 pela então designada Direção-Geral do Património Cultural.

SS/(JRS) // MAG

Lusa/fim

 

Mais Recentes

Saiba quais os três signos com uma aura mágica e misteriosa

há 13 minutos

Saiba quais os signos do zodíaco que precisam urgentemente de férias

há 46 minutos

Ovos à mesa: descubra os seus benefícios e duas receitas irresistíveis para o dia-a-dia

há 47 minutos

Sabia que pode comer o manjerico dos Santos Populares? E faz até bem à saúde

há 1 hora

Pegadas de há 23 mil anos confirmam presença humana nas Américas antes da última Idade do Gelo

há 3 horas

O cérebro sabe antes de si: exame revela se vai envelhecer mais depressa

há 4 horas

Estudo revela que consumo de cannabis duplica risco de morte por doença cardiovascular

há 4 horas

A forma das folhas influencia a velocidade com que caem das árvores, conclui estudo

há 5 horas

Picada de abelha: sabe quando é inofensiva e quando pode ser fatal?

há 5 horas

Quer escolher a melhor meloa ou melancia? Estes truques vão ajudá-lo

há 6 horas

Em direto: Cerimónia de entrega dos Prémios Marketeer

há 21 horas

Hipocondria cresce na era digital e torna-se um desafio para a saúde mental, alerta psicóloga do Hospital Lusíadas Monsanto

há 23 horas

Moscas em casa neste verão? Papel de alumínio pode ser a solução (natural) que procura

há 23 horas

Descoberto organismo microscópico que desafia os limites da vida celular

há 23 horas

Descoberto triângulo escondido no Homem de Vitrúvio que liga Da Vinci à anatomia moderna

há 24 horas

Cafeína pode ajudar a retroceder o envelhecimento celular, revela estudo

há 1 dia

Estes alimentos estão a tornar o seu metabolismo mais lento (e nem imagina)

há 1 dia

Saiba quais são os sete alimentos que combatem o envelhecimento da pele

há 1 dia

Portugueses aguentam até 2,5 segundos de silêncio em conversas, revela estudo

há 1 dia

Parkinson pode começar nos rins? Novo estudo revela possível origem surpreendente da doença

há 1 dia

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.