<br><br><div align="center"><!-- Revive Adserver Asynchronous JS Tag - Generated with Revive Adserver v5.5.0 -->
<ins data-revive-zoneid="25" data-revive-id="6815d0835407c893664ca86cfa7b90d8"></ins>
<script async src="//com.multipublicacoes.pt/ads/www/delivery/asyncjs.php"></script></div>
Partilhar

Gripe das aves identificada em bovinos e humanos, alerta Direção-Geral de Alimentação e Veterinária

A entidade dos Estados Unidos avisou que a gripe aviária foi identificada, no final de março, em explorações de bovinos leiteiros nos Estados Unidos e num trabalhador destas instalações, garantindo estar a acompanhar a situação.

«Em finais de março de 2024, nos Estados Unidos da América, foi confirmada pela primeira vez a infeção pelo vírus da GAAP [Gripe Aviária de Alta Patogenicidade] em várias explorações de bovinos leiteiros localizadas em seis estados, nomeadamente Texas, Kansas, Novo México, Ohio, Michigan e Idaho», lê-se numa nota da Direção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV).

Estes animais apresentam letargia, diminuição da produção leiteira, alterações das características do leite, febre, desidratação e diminuição de apetite. Até agora, não se registaram mortes.

Por sua vez, o trabalhador em causa apresentou um “quadro clínico ligeiro, caracterizado por conjuntivite”.

A gripe aviária afeta aves domésticas e selvagens, mas também mamíferos, “através da ingestão de aves infetadas ou devido à exposição a ambientes contaminados por excreções ou cadáveres daquelas aves”.

Desde 2021, o vírus foi detetado em mais de 40 espécies de mamíferos.

A DGAV avisou que, apesar de se considerar que as infeções tiveram origem em contactos com aves selvagens infetadas, a possibilidade de transmissão entre bovinos não pode ser excluída.

“As análises genéticas dos vírus isolados demonstraram que os mesmos continuam adaptados ao hospedeiro aviário, não tendo sido encontradas mutações associadas a uma maior adaptação a hospedeiros mamíferos, incluindo o ser humano”, sublinhou a DGAV, garantindo estar a acompanhar a situação.

Foi ainda recomendado o cumprimento das práticas de biossegurança nas explorações e a vigilância dos animais, de modo a identificar precocemente qualquer suspeita de infeção.

A DGAV é um serviço central da administração direta do Estado, com autonomia administrativa.

Lusa

Mais Recentes

Esta agora: árvores podem dar sinais de que um vulcão está prestes a entrar em erupção

há 43 minutos

Encontradas tatuagens faciais em múmia andina com 800 anos

há 4 horas

«Bebidas açucaradas são piores para a diabetes do que os bolos», revela estudo

há 5 horas

Parceria aérea liga economia indiana em rápido crescimento à América do Norte e à Europa

há 21 horas

União Europeia aprova atrasos maiores – até 6 horas – e menos indemnizações para os passageiros aéreos

há 22 horas

Cancro do pulmão: avanço no tratamento vem do fundo do oceano

há 22 horas

Nem um minuto a mais: este é o tempo que pode manter a carne fresca no frigorifico

há 22 horas

Lentes de contato: todo o cuidado é pouco, pois há riscos escondidos

há 23 horas

O alerta vem dos especialistas: «estas manicuras da moda causam unhas podres, fungos e infeções»

há 23 horas

Descobre no jardim de casa um tesouro de mais de 26 mil euros: entrega-o e recebe recompensa “ridícula”

há 23 horas

Opinião: «A gordura do lipedema não responde a dieta ou exercício físico», Sofia Carvalho, cirurgiã Plástica e Estética

há 24 horas

Nunca mais diga esta frase aos seus netos: «está a “pedir” que eles mintam», garante especialista

há 1 dia

Dieta: está difícil de atingir os seus objetivos? Conheça o que pode estar a correr mal e corrija

há 1 dia

Corrida: 5 erros que comprometem os resultados e causam lesões. Evite-os

há 1 dia

Maquilhagem perfeita: alcance o sonho de todas as mulheres pondo em prática estas 7 dicas

há 1 dia

Eutanásia: o que diz a lei portuguesa e como é o procedimento

há 1 dia

12 erros de decoração que podem (mesmo) tornar os espaços em algo (muito) desagradável

há 1 dia

Roteiro de verão: 6 destinos imperdíveis (dentro e fora de Portugal) para ir conhecer em autocaravana

há 1 dia

Brasserie de L’Entrecôte abre novo restaurante em Lisboa e nós descobrimos onde

há 1 dia

«Celebre o verão com experiências memoráveis»: o convite é desta cadeia hoteleira

há 1 dia

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.