Partilhar

Documentário português distinguido pela crítica internacional chega hoje a plataforma gratuita de streaming

O filme do eurodeputado Francisco Guerreiro e do realizador Hugo de Almeida esteve em destaque na edição deste ano do Frankfurt Indie Stars Film Festival

18 Abril 2024
Sandra M. Pinto

“Carne: a pegada insustentável” acaba de arrecadar o prémio de “Melhor Documentário” no reputado Frankfurt Indie Stars Film Festival. Depois de estar nomeado para melhor filme português do ano no Fantasporto 2024, o primeiro documentário português sobre alimentação plant-based é agora reconhecido pela critica internacional e estará disponível gratuitamente, a partir das 16h00 de hoje, na plataforma de streaming da especialidade WaterBear.

Após constar entre os eleitos da edição deste ano do Fantasporto para melhor filme português, a cocriação do eurodeputado Francisco Guerreiro e do realizador Hugo de Almeida foi agora agraciada com a distinção de “Melhor Documentário” pelo Festival de Cinema ‘Frankfurt Indie Stars’. Este é um evento dedicado ao cinema independente, no qual se celebra os destemidos visionários e audazes contadores de histórias provenientes de todo o mundo.

Este reconhecimento internacional só vem comprovar que é possível desenvolverem-se conteúdos de qualidade sem grandes investimentos. Neste caso, o segredo, quanto a mim, passou por juntar uma causa comum à mestria do Hugo de Almeida para contar histórias deste género, que acabam por não deixar ninguém indiferente. Este prémio é uma honra para todos os que participámos no projeto, mas o que esperamos verdadeiramente é que ajude a dar-lhe ainda mais visibilidade e, desse modo, o possa fazer chegar ao conhecimento de cada vez mais pessoas”, considera o eurodeputado e produtor Francisco Guerreiro.

O documentário teve estreia mundial no passado dia 25 de novembro, em Lisboa, numa série de eventos fechados de visualização e, desde então, não havia sido disponibilizado ao grande público. A partir das 16h00 de hoje, qualquer interessado poderá assistir ao filme na integra, de forma totalmente gratuita, através da plataforma WaterBear.

Convém não esquecer, o maior propósito por trás da criação deste documentário passa exatamente por envolver a sociedade civil numa série de temáticas que, na minha perspetiva, são vitais para a sobrevivência dos animais, do planeta e até de toda a humanidade. Assim sendo, o nosso objetivo desde sempre foi desenvolver um conteúdo capaz de cativar, sem deixar de mostrar, contudo, a realidade dos dias de hoje na Europa, incluindo em Portugal, que pudesse ser acessível a todos os interessados. É por isso que estamos muito entusiasmados pelo interesse demonstrado por uma plataforma da dimensão da WaterBear, que certamente fará chegar o filme a muitas pessoas espalhadas pelo mundo”, justifica o realizador Hugo de Almeida.

“Carne: a pegada insustentável” é o primeiro documentário português a abordar a urgência de uma mudança nos padrões de alimentação da população mundial, privilegiando uma dieta plant-based (origem vegetal) em detrimento de uma assente em proteína animal. Apesar de se centrar na realidade nacional, esta longa-metragem é filmada em países como Portugal, Líbano, Reino Unido, França e Bélgica.

Com mais de 20 entrevistas a especialistas na matéria, nacionais e internacionais, bem como a pessoas que adotaram este tipo de alimentação, “Carne: a pegada insustentável” conta ainda com a participação do biólogo, escritor e cronista regular no “The Guardian”, George Monbiot, tal como do professor, Gabriel Mateus, e dos fundadores do santuário animal localizado em Paredes de Coura, a Quinta das Águias, Ivone e Joep Ingen Housz.

Mais Recentes

Nem mel nem açúcar: conheça o adoçante natural que cuida da saúde intestinal

há 53 minutos

Entrevista: «A fertilidade pode ser uma fonte de stress emocional», Filipa Santos, psicóloga

há 2 horas

Nem iogurte nem leite: este é o alimento com o dobro de cálcio que previne a osteoporose

há 2 horas

Descobrimos o novo casaco super leve da Primark que é perfeito para dias de chuva: por apenas 20 euros

há 2 horas

Para tudo: estes são os signos que terão mais sorte e dinheiro em 2025

há 4 horas

Uma dúvida que importa esclarecer: quanto mais gordo o peixe mais rido é em ómega 3?

há 4 horas

Pensar no futuro: como, quanto e quando deve investir para a reforma?

há 4 horas

Natal financeiramente consciente: conheça as recomendações de consumo e crédito para poupar nesta quadra

há 6 horas

A Zara tem o casaco de camurça sensação da estação e o stock já está a esgotar: custa menos de 40 euros

há 6 horas

Óbito: Morreu Norberto Silva da Costa Pereira, antigo autarca de Tomar

há 7 horas

Óbito: Morreu Marshall Brickman, argumentista que venceu Óscar com Woody Allen por Annie Hall

há 7 horas

Especialistas debatem infeções em Cuidados Intensivos

há 7 horas

Gripe: quatro em cada cinco pessoas com 85 anos ou mais já se vacinaram

há 7 horas

A contagem decrescente já começou e a SANA Hotels revela as suas opções para dar as boas-vindas a 2025

há 23 horas

Nesta unidade hoteleira a época festiva serve-se com requinte e tradição

há 24 horas

O Pai Natal dos Oceanos está de volta e convida os mais novos a visitarem o seu universo

há 1 dia

Uma consoada de excelência? É a promessa deste hotel: venha conhecê-la

há 1 dia

À mesa do Po Tat o vinho é o protagonista da refeição e espera pela sua companhia

há 1 dia

Se gostava de viver um Natal tailandês saiba que não precisa de apanhar o avião: basta passar no BAAN Saraiva’s 

há 1 dia

Dia Mundial da Luta Contra a Sida: «O diagnóstico da HIV afeta profundamente a saúde mental das pessoas soropositivas», Fernando Mesquita, psicólogo clínico e sexólogo

há 1 dia

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.