Partilhar

Dia da Terra: mais de 90% dos consumidores estão dispostos a comprar outra marca se esta for mais sustentável

As preocupações sociais e ambientais estão cada vez mais presentes no comportamento dos consumidores, uma realidade que a Escolha do Consumidor verificou neste estudo, que pretende compreender os hábitos de consumo sustentáveis dos portugueses.

22 Abril 2024
Sandra M. Pinto

A forma como compramos mudou drasticamente nos últimos anos e questões como o consumo sustentável tornaram-se fundamentais nos dias de hoje. Quando questionados sobre qual a primeira ação que lhes vem à cabeça ao pensarem em sustentabilidade, os consumidores inquiridos referem maioritariamente a Conservação Ambiental (35%) e as Fontes de Energias Renováveis (30%).

 

A esmagadora maioria dos inquiridos (92%) revela que está disposta a comprar outra marca caso esta seja mais sustentável. A restante percentagem dos consumidores prefere não trocar, tendo como os motivos mais frequentes: a lealdade à marca a que já estão habituados, o preço mais elevado, gostarem do produto ou serviço que utilizam e a sustentabilidade não ser um ponto crucial nas suas escolhas. Além destes, a falta de informação clara sobre a sustentabilidade dos produtos e serviços é outra das barreiras indicadas à compra deste tipo de produtos.

 

No que diz respeito ao momento de compra, 41% dos consumidores optam por marcas mais sustentáveis quando vão às compras, enquanto 59% compram artigos com que já estão familiarizados. Por outro lado, quando falamos das embalagens dos produtos, 46% dos consumidores afirmam que, sobretudo quando há opções mais sustentáveis disponíveis, a embalagem é um fator decisivo na compra. Apenas 12% não concorda que este seja um fator decisivo.

 

Questionados ainda se a lealdade dos consumidores às marcas pode ser influenciada tendo em conta as iniciativas sustentáveis da empresa, 76% respondeu que sim, e somente 24% garantiu que não influencia a sua escolha, neste caso com a justificação a estar maioritariamente ligada ao preço.

 

Para os que responderam que as iniciativas sustentáveis influenciam a sua lealdade à marca, os seus motivos relacionam-se, sobretudo, com a preocupação com o futuro do planeta, a preocupação com a sustentabilidade, as medidas que as marcas implementam serem positivas para a sociedade e o meio ambiente.

 

Vivemos um novo paradigma onde a sustentabilidade está associada cada vez mais ao nosso consumo. Isso é visível neste estudo, em que a redução das emissões de carbono por parte das empresas, a inovação tecnológica que o serviço ou produto incorpora de forma a reduzir o impacto ambiental e o impacto social por detrás dos artigos e serviços são os parâmetros com maior relevância para os consumidoresexplica Cristiana Faria, Diretora de Marketing da ConsumerChoice.

 

Já nas práticas sustentáveis que podem garantir um futuro para as próximas gerações, os consumidores nomeiam, essencialmente, as seguintes opções: eliminar o plástico descartável (19%), optar por meios de transporte mais sustentáveis, como bicicletas, transportes públicos ou carros elétricos (17%) e investir em energias renováveis (17%).

 

É neste contexto que a ConsumerChoice lançou no ano passado a Escolha Sustentável, o primeiro sistema de qualificação público que premeia produtos, serviços ou medidas sustentáveis das empresas e marcas que contribuem ativamente para a sustentabilidade a nível social, ambiental e económico.

 

Pode consultar todas as marcas vencedoras da primeira edição da Escolha Sustentável aqui.

Mais Recentes

A contagem decrescente já começou e a SANA Hotels revela as suas opções para dar as boas-vindas a 2025

há 8 horas

Nesta unidade hoteleira a época festiva serve-se com requinte e tradição

há 8 horas

O Pai Natal dos Oceanos está de volta e convida os mais novos a visitarem o seu universo

há 10 horas

Uma consoada de excelência? É a promessa deste hotel: venha conhecê-la

há 10 horas

À mesa do Po Tat o vinho é o protagonista da refeição e espera pela sua companhia

há 12 horas

Se gostava de viver um Natal tailandês saiba que não precisa de apanhar o avião: basta passar no BAAN Saraiva’s 

há 13 horas

Dia Mundial da Luta Contra a Sida: «O diagnóstico da HIV afeta profundamente a saúde mental das pessoas soropositivas», Fernando Mesquita, psicólogo clínico e sexólogo

há 13 horas

Dia Mundial de Luta Contra a Sida: «A ignorância em relação às formas de transmissão está na origem da discriminação destes doentes», Fausto Roxo, coordenador do Núcleo de Estudos da Doença VIH da SPMI

há 14 horas

A alegria dos reencontros e os sabores tradicionais sentam-se à mesa deste restaurante

há 1 dia

O espírito natalício inundou a vila de Sintra e espera por si

há 1 dia

Réveillon com vista incrível sobre a serra é o desafio que lhe propõe este hotel: aceita?

há 1 dia

Circo de Natal está de volta: artistas de todo o mundo contam história original de Afonso Cruz com música de Carlos Tê

há 1 dia

Muita animação e alegria é a proposta deste espaço comercial para a época festiva

há 1 dia

Pode um casamento provocar depressão? Estes são os sinais a que deve estar atento

há 2 dias

Implemente estes 9 hábitos diariamente e sinta a saúde do seu cérebro melhorar

há 2 dias

Mais do que um luxo, viajar é (para muitos) uma necessidade: descubra os 6 benefícios de fazer as malas e partir

há 2 dias

Já é conhecido o vencedor do Turismo Sustentável de 2024: venha conhecê-lo

há 2 dias

Mommy Makeover: «Um caminho para recuperar o contorno corporal e a autoestima, ajudando as mulheres, e mães, a sentirem-se mais confiantes com o seu corpo», Sofia Carvalho, cirurgiã Plástica e Estética

há 2 dias

Apetece-lhe um hambúrguer para o almoço? Há um novo restaurante que pode ser uma opção

há 3 dias

Está a ser difícil concertar-se no trabalho? Calma, siga estas dicas e não desespere

há 3 dias

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.