Partilhar

Burlas online: número de casos aumentou 20% no 1º trimestre

Portal da Queixa recebeu mais de 1.300 reclamações que relatam esquemas de burla em compras online

26 Abril 2024
Sandra M. Pinto

Em Portugal, continuam a aumentar os casos de burla no meio online. Uma análise do Portal da Queixa revela que, no primeiro trimestre do ano, os consumidores portugueses registaram 1313 reclamações na plataforma com referência a burlas, um crescimento de cerca de 20%, em comparação com o período homólogo de 2023, que registou 1095 queixas. Até o dia 21 de abril, o tema já soma 1486 reclamações.

 

Segundo os dados analisados pelo Portal da Queixa, a maioria das denúncias reportadas está relacionada com casos de compras em lojas online, onde os consumidores se queixam de ter realizado a compra de um produto que não chegam a receber, ficando sem resposta (por parte da marca/vendedor) e sem o reembolso do dinheiro.

A não execução dos pedidos de reembolso – após a não receção do produto – é assim o principal motivo de queixa denunciado, gerando 57,8% das reclamações inseridas em situações de burla. Outro motivo apontado pelos consumidores está relacionado com os problemas no contacto/resposta da marca. São casos que reportam dificuldades no atendimento ao cliente e a falta de feedback do vendedor.

A análise aferiu ainda as categorias mais reclamadas, onde a alegada situação de burla aconteceu durante a compra online. O maior volume (a recolher 42.5% das denúncias) foi registado na categoria Compras, Moda e Joalharia. Segue-se a área da Beleza, Estética e Bem-Estar, que somou 13.6% dos casos.

Já 9.4% das queixas denunciam esquemas fraudulentos na categoria Hotéis, Viagens e Turismo e 9% dos casos apontam o dedo a lojas de Mobiliário, Decoração e Eletrodomésticos. Na origem de 7.4% das reclamações encontram-se lojas sobre Internet, Sites e Negócios.

Os dados indicam que, este ano, 60.7% das reclamações sobre burlas em e-commerce foram registadas por mulheres. As faixas etárias em que houve uma maior participação de denúncias, são as de consumidores com mais de 45 anos, com destaque para idades entre os 45 a 54 anos.

 

Mais de 25 mil reclamações em 2023 e mais de 5 milhões de prejuízos

Recorde-se que, em 2023, o Portal da Queixa recebeu perto de 25 mil reclamações relacionadas com burlas online, um crescimento de 37%, em relação ao período homólogo de 2022. A maioria das queixas relatava alegados esquemas online, onde os consumidores ficavam sem o produto, sem resposta e sem o dinheiro. O valor estimado dos prejuízos resultantes das burlas reportadas no ano passado, ultrapassou os cinco milhões de euros.

 

Mais Recentes

Quase 119 mil pessoas morreram em 2024, das quais 255 crianças com menos de um ano

há 2 minutos

Casas com seguros para risco sísmico sem evolução desde o sismo de agosto

há 13 minutos

Especialistas alertam: «este é o pior local para guardar a garrafa de azeite»

há 1 hora

A eterna pergunta tem agora resposta: tomar banho de manhã ou à noite? Especialista esclarece

há 2 horas

Este hábito comum entre os condutores portugueses dá multa: podem ter de pagar até 20 mil euros (em Espanha)

há 3 horas

«Asteroide com o tamanho da Estátua da Liberdade pode colidir com a Terra atingindo estes países», revela a NASA

há 3 horas

Óbito: Morreu o químico Francesco Rivella, conhecido como “Pai da Nutella”

há 5 horas

Esta coleção celebra a feminilidade com peças elegantes e versáteis

há 5 horas

Capítulo Restaurant & Bar apresenta nova carta e uma nova seleção de cocktails de autor

há 5 horas

Opinião: «HPV e fertilidade: infeção afeta ambos os sexos», Catarina Marques, ginecologista

há 5 horas

Sonha com umas férias na neve? Conheça as melhores estâncias de esqui com voos a partir de Portugal

há 5 horas

Romance gráfico premiado internacionalmente chega agora a Portugal

há 5 horas

Se quer festejar o “Carnaval mais Português de Portugal” esta pode ser uma opção

há 5 horas

Autoridades alertam: «este produto de higiene que tem em casa pode dar resultado positivo em testes de alcoolemia»

há 5 horas

“Usado, bom estado ou como novo”: aprenda a ler a linguagem das compras em segunda mão

há 6 horas

“Sexopausa”: venha descobrir como funciona o desejo sexual nas mulheres durante a menopausa

há 7 horas

Até ao fim do mês de fevereiro estes 3 signos vão ser abençoados com muita sorte (e dinheiro)

há 7 horas

Quer poupar energia em casa e reduzir a fatura energética? Siga estas 6 dicas

há 7 horas

Óbito: Morreu Paquita la del Barrio, ícone da música mexicana

há 8 horas

Saiba o que fazer se deixou passar o prazo para comunicar às Finanças as mudanças no seu agregado familiar

há 8 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.