Na segunda edição da nossa revista, de julho de 2018, pode ler na íntegra um artigo sobre a risoterapia e quais as vantagens que o riso pode trazer à sua vida. Amanhã e todos os dias o riso deve ter a atenção de todos, pelo contributo para uma melhor qualidade de vida. Como o próprio título do artigo alude, rir (é mesmo) o melhor remédio.
O Dia Internacional do Riso celebra um comportamento humano que traz bem-estar às pessoas. Não podem faltar razões para rir, na companhia de amigos ou mesmo sozinho.
Relembramos, agora, alguns dos benefícios que ganha ao rir. Assim, quando a face esboça um sorriso, daqueles reveladores da alegria que a pessoa sente, esta está a libertar endorfinas, que especialistas associam à sensação de bem-estar. Altos níveis desta hormona estão, também, ligados a uma melhor memória, maior resistência física e satisfação sexual, além de produzir um efeito paliativo contra a dor.
Segundo a especialista em risoterapia, Sabrina Tacconi, a capacidade de rir de «fortalece o sistema imunológico e cardiovascular», aumenta a capacidade pulmonar, melhora a respiração e «é um método anti-stress», que dá energia às pessoas, «relaxando-as profundamente».
Yoga do Riso
Um dos projetos de «sonho» de Tacconi é o “Rir+ na Terceira Idade”, que quer dar a conhecer o método de Yoga do Riso a todos e, especialmente, «dinamizar os seniores». Um dos principais desafios desta geração é a solidão, para a qual «a terapia de riso se apresenta como uma boa solução», esclarece.
Por fim, a especialista do riso esclarece que rir se «reflete no comportamento e atitude perante os outros», por isso, é um fenómeno físico que «serve para cultivar emoções positivas como o amor, o perdão e a alegria», apesar de «a maioria pensar que é apenas uma forma de diversão, entretenimento e relaxar».